Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4130
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Escolhendo a morte: a visão da medicina acerca da ortotanásia em pacientes soropositivos que se encontram em estágio avançado na FMT-HVD
Autor(a): Djuliane Maria Gil Schaeken Rosseti
Orientador(a): Denise Machado Duran Gutierrez
Resumo: A temática da morte ainda é vista como tabu em muitos lugares, ainda mais quando associada ao conceito de HIV/AIDS. Mesmo com toda a evolução na medicina, facilidade no acesso à informação e a descaracterização da AIDS enquanto doença própria a grupos de risco, percebe-se um movimento contrário à redução no percentual de contaminação pelo vírus HIV. À esta parcela da população o Sistema Único de Saúde SUS assegura uma rede de acompanhamento e tratamento farmacológico gratuito. Nos casos de não aderência ao tratamento, o corpo padece. Visando reverter o quadro clinico, a equipe médica faz uso de todos os seus conhecimentos, mas nem sempre se obtém êxito. Como a medicina deve agir frente à proximidade da morte? Pensando nessa questão, objetivou-se compreender a visão dos profissionais da medicina da FMT-HVD acerca da ortotanásia e de que forma as ações voltadas para este tema contribuem para o processo de humanização no contexto hospitalar. Para tal, optou-se por construir, através de uma metodologia qualitativa, um roteiro de entrevista semi-estruturada capaz de vislumbrar a relação médico-paciente, o processo de vida e morte, a tomada de decisão e os cuidados paliativos dispensados.
Palavras-chave: Ortotanásia
Humanização
Atenção em saúde
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4130
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Djuliane Maria Gil Schaeken Rosseti.pdf577,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.