Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4170
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Os direitos dos trabalhadores domésticos à luz da legislação trabalhista brasileira e da Organização Internacional do Trabalho
Autor(a): Alex Penha do Amaral
Orientador(a): Eliana Maria Pereira da Fonseca
Resumo: O projeto abordará a conquista de direitos pelos trabalhadores domésticos, no âmbito nacional e internacional, ao longo dos últimos anos. Mais recentemente, esses trabalhadores obtiveram avanços significativos por meio da promulgação de normas dentro do ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam a Lei nº 11.324, de 19 de julho de 2006, e a Emenda Constitucional nº 66 de 2012. Já em relação ao cenário internacional, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, em 1º de junho de 2011, adotou a Convenção n º 189 sobre as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos, visando a garantir-lhes condições justas de emprego. Nesse sentido, é necessário fazer uma análise dos direitos trabalhistas conferidos à categoria dos trabalhadores domésticos, buscando mormente verificar a eficácia e a efetividade de tais direitos. Há que desmistificar quais os direitos a que esses trabalhadores realmente fazem jus, visto que se trata de uma categoria que exerce sua atividade laboral em condições que não condizem com a legislação protetora. Dessa forma, busca-se o cotejo entre as normas específicas dessa categoria e as normas destinadas aos demais tipos de empregados, tendo como parâmetro as normas internacionais. Para tanto, essa análise consiste na exposição dos principais posicionamentos doutrinários a respeito do tema, levando sempre em consideração o direcionamento que estava tomando a jurisprudência dos tribunais, bem como a novel interpretação que estão adotando em decorrência das alterações legislativas, manifestando-se sobre a efetividade dessas normas. Nesse sentido, faz-se mister a discussão de quais direitos devem ser realmente assegurados aos empregados domésticos ou se estes devem ser desde logo equiparados aos demais empregados regidos pela CLT. Trata-se de um tema polêmico, visto que a Convenção nº 189 ainda precisa ser incorporada ao ordenamento jurídico pátrio, além de que existe um segmento social politicamente forte, desinteressado em reconhecer plena dignidade e cidadania aos empregados domésticos. Ademais, existe posição doutrinária que se apoia no argumento de que o trabalho doméstico é diferente dos demais, portanto não poderia receber o mesmo tratamento. Este projeto é relevante por tratar de um tema que envolve os direitos de uma categoria que até bem pouco tempo não desfrutava de muitas garantias atribuídas aos outros trabalhadores, tratando-se de direitos que repercutem inclusive na esfera da dignidade da pessoa humana. Porém, esse quadro vem se alterando com a progressiva inclusão de novos direitos laborais basilares na legislação nacional e internacional. Por fazer referência à matéria acadêmica pouco aprofundada devido ao seu recente avanço, esse projeto será uma pesquisa teórica que contempla precipuamente reunir vasto e significativo conhecimento a respeito dos direitos dos trabalhadores domésticos para lhe propiciar a visibilidade adequada, a fim de esclarecer diversos pontos e orientar interessados no assunto.
Palavras-chave: Trabalhador doméstico
Direito do Trabalho
Novas leis
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Direito Aplicado
Faculdade de Direito
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4170
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.