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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4190
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Políticas educacionais e inclusão de estudantes surdos: conjuntura nacional e realidade local |
Autor(a): | Marcya Gabryelle Freitas Santos |
Orientador(a): | Marines Viana de Souza |
Resumo: | O movimento mundial em prol da inclusão social e educacional tem suscitado discussões acerca da promoção do respeito e apreço à diversidade. Assim, incentivado pela dialogicidade ao redor do mundo, esse movimento tem fomentado também a construção de leis e diretrizes no âmbito nacional e local que buscam assegurar o cumprimento de estratégias mundiais que possam efetivar, em longo prazo, a sociedade inclusiva que se pretende construir. Um dos marcos desse movimento é o documento que mundialmente se tornou conhecido como Declaração de Salamanca (1994), que aborda aspectos referentes aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais. O Brasil é partícipe e signatário das conferências e declarações, o que significa que assumiu o compromisso em implementar as diretrizes internacionais assumidas. Neste sentido, o país passou a adotar algumas das diretrizes internacionais na íntegra ou parcialmente e iniciou o processo de construção de políticas que fossem ao encontro dos objetivos educacionais, de forma que seja possível tornar não só o país, mas o mundo, em um lugar melhor. Observamos os avanços e crescimento na elaboração e promoção de diretrizes, internacionais e nacionais, que tem fomentado políticas públicas locais, voltadas para a educação inclusiva. Neste sentido, o eixo de análise desta pesquisa tem como recorte o estudo da inclusão de estudantes surdos na rede regular de ensino, elegendo a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC-AM) como lócus de investigação, por meio da pesquisa de leis, decretos, portarias e demais documentos normativos alusivos à temática proposta para investigação. Portanto, a partir do que estabelecem as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) corresponde questão central desta pesquisa indagar: Como as políticas nacionais para inclusão de estudantes surdos nas escolas regulares têm-se refletido nas políticas educacionais no contexto do sistema estadual de educação do Amazonas? Quais documentos normativos específicos existem, no âmbito desse sistema, voltados para a inclusão educacional de surdos? Há programas, projetos ou ações específicos para a inclusão desses estudantes surdos nas escolas regulares da SEDUC-AM? O que tais documentos preconizam sobre a questão? Dessa forma, espera-se responder a essas questões no decorrer do desenvolvimento da pesquisa por meio de estudos documentais - no que tange às políticas educacionais nas esferas nacional e local, bibliográficos e das análises de todo o referencial pesquisado. |
Palavras-chave: | Política Educacional Inclusão Surdo |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Administração e Planejamento Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4190 |
Data do documento: | 31-jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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