Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4272
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Representação Simbólica da Escola Contemporânea nos Bairros da Zona Leste de Manaus: uma abordagem da violência escolar
metadata.dc.creator: Fernando de Souza Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Marilene Correa da Silva Freitas
metadata.dc.description.resumo: A sensível crise no ensino, muitas vezes constatadas por diversos fatos retratados nas diferentes mídias, também faz parte do cotidiano das escolas de Manaus, o que dificulta e desmotiva o trabalho de professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são muitos, dos quais os mais graves são a falta de disciplina nas atividades, desatenção com o conteúdo das aulas e agressão verbal e física a alunos e professores. Diante desse quadro, segue-se a importância desse trabalho para compreender a dinâmica da violência no contexto escolar, pois A partir desse panorama, é possível evidenciar que o debate a respeito da violência escolar é uma questão que não tem se limitado apenas à Educação, exigindo ações articuladas e transdisciplinares no seu trato (LÍVIA, 2012, 54), considerando que a complexidade do fenômeno da violência exige empenho de pesquisadores da Região Norte, uma vez que o fenômeno perpassa contextos diversos e distintos (LÍVIA, 2012, op. Cit.) mostrando-se complexo em si mesmo. Portanto, para se compreender a dinâmica sócio- cultural do contexto da violência e a mudança na representação simbólica da escola, precisamos compreender como os sujeitos escolares e os sujeitos sociais significam o fenômeno e a forma como esses se comportam perante tais situações.
Palabras clave : Socialização, escolarização, violencia na escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4272
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.