Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4311
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Elaboração do perfil sócio-econômico-cultural e nutricional das crianças e adolescentes pertencentes às famílias produtoras rurais da Comunidade São José do Saúba, no município de Coari- AM
Autor(a): Ianne Azevedo Pessoa
Orientador(a): Tânia Valéria de Oliveira Custódio
Resumo: Na Amazônia, os estudos sobre perfis sociais econômicos como sua cultura e escolhas e hábitos alimentares entre as populações nativas ainda estão na sua primeira infância e largamente dominados por uma dicotomia simplista representada de um lado pelos estudos de abordagem sociocultural e, do outro, pelos de abordagens econômica e ecológica. No que se refere especificamente às populações campesinas tradicionais da Amazônia, ou caboclas, o nosso conhecimento sobre este tema é ainda mais precário. As poucas etnografias existentes seguem a dicotomia referida acima, enfatizando aspectos sócio-estruturais e simbólicos dos sistemas de restrições alimentares ou, mais exclusivamente, aspectos econômicos e ecológicos e seus impactos nutricionais e epidemiológicos. No Amazonas, são comuns áreas rurais onde seus habitantes detêm uma cultura e um saber tradicional bem característicos e diferenciado de outras regiões brasileiras e que fazem do meio ambiente elemento essencial para a reprodução da vida. São as comunidades ribeirinhas ou rurais, como nós da zona urbana as identificamos, ou simplesmente gente do interior, como eles se identificam. Pois existe um sinônimo regional entre rural e interior. Fazendo uso de busca bibliográfica e através da aplicação de questionários sobre o perfil socioeconômico, cultural e nutricional como parte de uma observação participante, colhendo informações pela história oral dos mais antigos, presente trabalho objetiva elaborar o perfil sócio-econômico-cultural e nutricional das crianças e adolescentes pertencentes as famílias produtoras rurais residentes na comunidade do São Jose do Sauba Coari/AM.
Palavras-chave: Crianças
Adolescente
Alimentação
Cultura rural
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4311
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ianne Azevedo Pessoa.pdf521,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.