Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4315
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Autor(a): Patrick Reis Muller
Orientador(a): Renilda Aparecida Costa
Resumo: O objetivo deste estudo será compreender a construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e as configurações sociais politicas e intelectuais que influenciaram a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da História e Cultura Afro brasileira e Indígena no Currículo Oficial das redes de ensino pública e privada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant e Tabatinga. Cabe ressaltar que as referidas leis alteraram a Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, o referido projeto visa mapear as políticas educacionais que tratem da questão étnico-racial, pois apesar de todos os avanços tanto no campo conceitual e legal a população negra e indígenas, ainda são vista como um problema social . Esta visão reflete a construção de Brasil equivocada que tivemos em que diversas culturas foram excluídas em favor da construção de uma identidade nacional homogeneizante. Assim sendo, o estudo aqui delineado é de caráter exploratório e, será desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, os resultados que serão levantados contribuirão também, para perceber a influencia das lutas dos movimentos sociais no estabelecimento de políticas de ação afirmativas. A partir desta perspectiva a investigação será realizada com apoio nos estudos de Hall, 1998; Hasenbalg, 1979; Mclaren,1999; Oliveira,1998; Ortiz 2006, Ribeiro, 2000; Poutignat, Spreiff-Fenar,1988. Dessa forma, no processo de realização da pesquisa haverá registros de documentos, revisão da literatura, fichamentos, resumos e a sistematização das informações adquiridas no tocante à temática investigada. Portanto a realização desta pesquisa torna-se relevante na medida em que aponta para necessidade da avaliação das politicas de educacionais no sentido de que as crianças negras e indígenas possam ter oportunidades educacionais igualitárias, dirimindo assim, a desigualdade social e exclusão na Região do Alto Solimões.
Palavras-chave: Relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4315
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.