Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4397
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Perfil hematológico e bioquímico do sangue de ratos com Artrite induzida por adjuvante e tratados com extrato de Pouteria nuda
metadata.dc.creator: Jaime Ribas Galvão Júnior
metadata.dc.contributor.advisor1: José Fernando Marques Barcellos
metadata.dc.description.resumo: A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica, de etiologia desconhecida que diminui a sobrevida e afeta significativamente a qualidade de vida na maioria dos pacientes por acometer o tecido sinovial resultando em produção excessiva de líquido, destruição da cartilagem, erosão óssea adjacente e dano aos tendões e ligamentos. Supõe-se que a causa desta doença pode ser devida à desequilíbrios nas vias imunomoduladoras pró inflamatórias e anti-inflamatórias que promovem respostas autoimunes. Imunomodulação utilizando plantas medicinais podem proporcionar uma alternativa à quimioterapia convencional em situações como doenças autoimunes. A necessidade de novas estratégias terapêuticas para o tratamento da AR associada ao potencial anti-inflamatório de plantas da família Sapotaceae e atividade antitumoral da espécie Pouteria nuda comprovada in vitro constituem o eixo deste estudo. O objetivo deste estudo inclui a análise hematológica dos animais tratados com extrato de p. nuda e também daqueles tratados com a droga de referência. O material que será analisado foi coletado de ratos com artrite induzida por adjuvante (AIA), modelo experimental consagrado na literatura desde a década de 50, inicialmente estabelecida por Pearson (1956) e que desde então tem sido extensamente utilizado como um modelo experimental para o estudo de processos imuno-inflamatórios. É possível observar neste modelo as manifestações clínicas, hematológicas, histológicas, radiológicas e imuno-inflamatórias que cursam com a artrite reumatoide. O extrato de Pouteria nuda, da família Sapotaceae foi usado para testar in vivo a ação fitoterápica desta planta. Esta espécie não tem uso medicinal conhecido, porém estudos recentes indicaram atividade antimicrobiana e antiinflamatória. As alterações hematológicas e bioquímicas traduzem o processo inflamatório e possibilitam reconhecer a influência do extrato vegetal sobre o estado da doença. Serão analisados fatores como contagem de células brancas, taxa de sedimentação eritrocitária, além dos elementos figurados do sangue e parâmetros bioquímicos. Este projeto é uma vertente dos Projetos CNPq universal: AÇAO DO EXTRATO DE Pouteria nuda INDUZIDA POR ADJUVANTE EM RATOS LEWIS (Doutorado) e FAPEAM universal AÇÃO DO GEL DE Pouteria nuda APLICADO PELA FONORESE EM ARTRITE INDUZIDA POR ADJUVANTE EM RATOS LEWIS (Mestrado).
Palabras clave : Artrite
Ratos Lewis
Extrato Vegetal
Índices hematimétrico
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4397
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jaime Ribas Galvão Júnior.pdf459,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.