Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4413
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito da presença de formigas na eclosão de ovos de tracajá (Podocnemis unifilis) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus
Autor(a): Francisco Raphael de Souza Pereira
Orientador(a): Fabricio Beggiato Baccaro
Resumo: Nas florestas tropicais, as formigas compreendem um dos grupos taxonômicos mais abundantes, tanto em número de indivíduos como em riqueza de espécies. Além de abundantes e diversas, as formigas são frequentemente citadas como organismo chave dos ecossitemas tropicais, atuando como engenheiras de ecossistemas, facilitando a dispersão de sementes e controlando a população de outros invertebrados e vertebrados. Uma dessas relações é o efeito predatório de algumas espécies de formigas em ninhos de tracajás (Podocnemis unifilis) frequentemente relatada por moradores locais na Amazônia. Os quelônios são animais de vida longa, com uma demorada maturação sexual, resultando em uma baixa taxa de substituição de indivíduos. Suas populações são caracterizadas por uma pequena mortalidade dos animais adultos, mas com uma alta taxa de mortalidade de filhotes e embriões por predação natural. A população de tracajá (Podocnemis unifilis) não foge a regra e é caracterizada por ter uma baixa mortalidade de adultos, mas elevada mortalidade de filhotes e embriões por predação natural. Após eclodirem os filhotes de tracajá ficam no ninho por aproximadamente 15 dias até a completa ou parcial absorção do vitelo, tornando-se presas fáceis para formigas que estabelecem colônias perto ou até mesmo dentro do ninho. Dessa forma, entender como o processo de realocação dos ninhos de formigas, a frequência que essa interação ocorre, bem como sua importância no sucesso reprodutivo de P. unifilis é essencial para desenvolver planos de manejo eficientes para a conservação da espécie.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Formicidae
Podocnemis
tracajá
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Ecologia
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4413
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.