Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4600
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da relação proteína/creatinina em amostra isolada de urina x proteinúria de 24 horas na avaliação de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
Autor(a): Diogo da Silva Lima
Orientador(a): Luiz Fernando de Souza Passos
Resumo: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica e de caráter autoimune, em que seus sintomas podem acometer distintos órgãos de forma lenta e progressiva ou de modo mais rápido, variando com períodos de atividade (ou exacerbação) e remissão. O lúpus pode acometer pessoas de qualquer idade e gênero, porém há uma prevalência considerável nas mulheres, principalmente entre 15 e 35 anos de idade. A incidência geral chega a ser de 9 novos casos a cada 100.000 habitantes por ano. Por conta disso, pode-se considerar que o LES é uma doença comum em nosso dia-a-dia. Fatores genéticos, ambientais e hormonais contribuem para o desenvolvimento da doença. O LES é uma doença que apresenta sintomas diversos, os quais variam de acordo com a fase da doença. As principais manifestações clínicas compreendem lesões de pele, lesões articulares, inflamação nas membranas (pleura e pericárdio), alterações neurológicas, hematológicas e renais. Quanto ao envolvimento dos rins no lúpus eritematoso sistêmico, tem-se uma grande preocupação visto que neste caso estão registradas as maiores taxas de morbidade e mortalidade, por conta da evolução de um quadro de nefrite. Para acompanhar tais acometimentos no paciente com LES, dispomos de dois exames principais: a dosagem da urina em amostra isolada, em que traçamos a relação proteína/creatinina e da Proteinúria de 24 horas. Com o objetivo de avaliar tais índices, propõe-se um estudo descritivo de caráter prospectivo, baseado na coleta e análise de dados. O estudo avaliará pacientes com diagnóstico de LES de ambos os sexos, com ou sem comprometimento renal detectado, maiores de 18 anos, que tenham quatro ou mais critérios do Colégio Americano de Reumatologia (ACR), e que estejam em acompanhamento regular no serviço de Reumatologia da Universidade Federal do Amazonas, no Ambulatório Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas. Os dados dos exames realizados serão analisados, assim como todas as dados colhidos junto ao paciente. Todos as informações serão registradas em um banco de dados utilizando o programa Epi-info para levantamentos estatísticos posteriores.
Palavras-chave: Lúpus eritematoso sistêmico
Proteinúria
Uurina
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4600
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diogo da Silva Lima.pdf805,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.