Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4631
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação das atividades antioxidantes e antiinflamatória in vitro de um extrato das cascas do caule de Bertholletia excelsa (Humb. & Bonpl.)
Autor(a): Ivanildo Vieira Pereira Filho
Orientador(a): Emerson Silva Lima
Resumo: Oriunda da família Lecythidaceae, a Castanheira-do-Brasil, Bertholletia excelsa,é uma árvore muito comum, porém distribuída desigualmente pelo ecossistema amazônico. Possui grande importância econômica devido aos frutos serem a principal fonte de renda dos povos ribeirinhos da região em tempos chuvosos. Alguns estudos demonstram que a Castanheira-do-Brasil possui compostos fenólicos e selênio, muito úteis no combate ao estresse oxidativo, visto que tais substâncias atuam reduzindo e captando radicais livres, podendo ser utilizadas como importantes antioxidantes naturais. Somando-se a isso, o Selênio também é um importante composto que atua na redução da atividade de inflamação. Evidenciam preliminares tem sugerido um alto potencial antioxidante de um extrato das cascas da castanheira. Neste sentido, o presente estudo destina-se a avaliar as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de um extrato hidroetanólico do do caule de Bertholletia excelsa, por meio de testes laboratoriais in vitro. Serão investigados os potenciais antioxidantes por meio dos testes de DPPH, teor de fenóis totaise flavonoides alem do estudo da atividade antioxidante em células e do efeito imunomodulador em macrófagos ativados por lipopolissacarídeo (LPS). Estes trabalho visa identificar o potencial antioxidante e antiinflamatorio das cascas de Bertholletia excelsa.
Palavras-chave: Antioxidantes
Anti-inflamatória
Bertholletia excelsa
Castanha
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4631
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivanildo Vieira Pereira Filho.pdf695,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.