Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4655
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Os Trabalhadores dos Empreendimentos Econômicos Solidários de Manaus: Características Socioeconômicas e Demográficas
Autor(a): Priscila da Costa Oliveira
Orientador(a): Enimar Jerônimo Wendhausen
Resumo: A concorrência acirrada entre os trabalhadores e a exigência dos empresários em relação à qualificação da mão de obra, combinados com as crises externas e instabilidade da economia brasileira, contribuíram com mudanças no mercado de trabalho, afetando a todos, principalmente as mulheres, os jovens, os negros e pessoas com idade superior a 40 anos e com baixa escolaridade. Os excluídos do mercado de trabalho passaram a viver de forma precária e a enfrentar dificuldades para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho formal. Mas, quem são esses excluídos? Alguns estudos destacam que a maioria desses indivíduos apresentam baixa escolaridade, são jovens e do sexo feminino. Apresenta-se como objetivo geral do estudo, identificar as principais características socioeconômicas e demográficas dos trabalhadores inseridos nas atividades laborais dos empreendimentos solidários de coleta e reciclagem de resíduos sólidos na cidade de Manaus. Como objetivos específicos: a) Identificar o perfil dos trabalhadores de empreendimentos de coleta e reciclagem, levando em consideração os aspectos socioeconômicos e demográficos; b) verificar o nível de escolaridade e de renda desses trabalhadores; c) avaliar as condições de trabalho dos trabalhadores desses empreendimentos; d) averiguar quais foram as motivações que contribuíram com a inserção de homens e mulheres nos empreendimentos solidários; e) verificar segundo a avaliação dos trabalhadores das associações e cooperativas de resíduos sólidos, se esses empreendimentos estão condizentes com os princípios de Economia Solidária. A pesquisa é descritiva e será realizada pesquisa de campo. Compõem a unidade de análise, os (as)associados(as) e cooperados (as) dos empreendimentos de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da cidade de Manaus.
Palavras-chave: Economia Solidária
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4655
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila da Costa Oliveira.pdf799,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.