Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4671
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A imagem do jornalista na TV: uma análise da representação do jornalista na série A Vida Alheia
Autor(a): Milanna Carvalho Ambrósio
Orientador(a): Graciene Silva de Siqueira
Resumo: Neste trabalho pretende-se analisar a representação do jornalista na série televisiva A Vida Alheia , dirigida por Cininha de Paula e Marco Rodrigo, escrita por Miguel Falabella, Flávio Marinho e Antônia Peregrino, da Rede Globo. A produção exibe a rotina de uma revista mensal de celebridades, onde cada episódio é marcado pela decisão da escolha da capa da revista e o dia a dia dos funcionários dela. Propomos um estudo que analise a maneira como o profissional da imprensa é representado na série, além de promover discussões acerca do jornalismo de celebridade, pois este vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Através de pesquisas, constatamos que o material teórico referente à análise da imagem do jornalista em séries é extremamente escasso. Por meio do método da análise de conteúdo, analisaremos 10 de 20 episódios que a série teve. A escolha deste método se deu porque através dele podemos organizar o material da análise, fazer recortes para analisá-lo de acordo com as referências teóricas que embasarão este trabalho. Levar-se-á em consideração elementos como estereótipos, ética e conduta das representações dos jornalistas na série, bem como a reprodução da prática da profissão. Avaliaremos se o que é representado na série é semelhante à realidade dos profissionais da imprensa. Considerando que o material teórico é insuficiente, este estudo se baseará no que autoras como Senra (1997) e Berger (2002) assinalam sobre a relação do jornalismo com o cinema. Assim, poderemos verificar se tais apontamentos se aplicam a uma produção televisiva como a série. Usaremos ainda autores que analisam a representação de jornalistas em novela, por se tratar de uma produção televisiva também.
Resumo em outro idioma: This research aims to examine the representation of Journalism in the television series A Vida Alheia, displayed in 2010 by Rede Globo. Given the lack of studies on the representation of the journalist in television series, we present a brief overview of studies that analyze representations of this professional audiovisual products. The journalist is represented in many audiovisual media, such as movies, soap operas, TV series and recently in sketches available on the internet. According Nathale Kraetzig (2012), the journalist is perceived socially not only for his work but also through the way it is represented in audiovisual products made in the context of entertainment. Therefore, it is necessary to evaluate the means are representing media professionals. In this study, we sought to determine whether there are similarities in the representations created about the journalist in the various audiovisual media, as well as identify new features that can be attributed to this professional. Thus, we discuss the likelihood, based on the works that deal with the journalistic practice. For this, we will use as a methodology to film analysis proposed by André França (2002), we believe that the use of this method allows us to serve our analysis objectives.
Palavras-chave: Cinema
Jornalismo
Representação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4671
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milanna Carvalho Ambrósio.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.