Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
Autor(a): Nágila Rachel Targino Cavalcante
Orientador(a): Gustavo Paiva de Carvalho
Resumo: A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas.
Palavras-chave: Leitura
Habilidades fonológicas
Educação infantil
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.