Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4746
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Treino de habilidades fonológicas no processo de aquisição de leitura em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Manaus
Autor(a): Cyntia Maria Castro Loiola
Orientador(a): Gustavo Paiva de Carvalho
Resumo: Atualmente, o tema alfabetização é tratado e compreendido de diversas formas por diferentes teorias, algumas, inclusive, divergentes entre si. Dentre tais teorias, podemos destacar aquelas que se utilizam do que é chamado método global , o qual é o adotado em muitas escolas do Brasil e recebe maior destaque nas universidades. No entanto, teóricos defensores do método fônico sustentam que uma aprendizagem da língua escrita é mais eficiente a partir da percepção e do treino de aspectos segmentados da língua falada. Dentro desta perspectiva, o trabalho se propõe a treinar 25 crianças de uma escola particular de Manaus, com idade entre 4 e 5 anos, as quais se encontram em início de processo de alfabetização. Para tanto, utilizar-se-á de atividades propostas por Capovilla e Capovilla (2010) no seu chamado método fônico. Esclarece-se que a referida escola trabalha com uma proposta construtivista, a qual pode ser classificada como método global. A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Para verificar a eficiência dos treinos serão utilizados três instrumentos avaliativos desenvolvidos por Carvalho (2009) em seu trabalho de doutoramento. São eles: PHF (Prova de Habilidades Fonológicas); TLP (Teste de Leitura de Palavras); e o TDC (Teste de Discriminação de Controle).
Palavras-chave: Leitura
Habilidades fonológicas
Educação infantil
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4746
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.