Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4770
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ANÁLISE MULTITEMPORAL DE IMAGENS DE SATELITE PARA DETERMINAÇAO DA EVOLUÇAO SEDIMENTAR CENOZOICA DA REGIÃO DE IRANDUBA- AM E SUA CORRELAÇÃO COM AREAS URBANAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO.
metadata.dc.creator: Gabriel Luniere Porto
metadata.dc.contributor.advisor1: Albertino de Souza Carvalho
Resumo: Vários estudos de sensoriamento remoto voltados à caracterização da dinâmica fluvial escalas tem sido realizados na região dos rios Solimões, Negro e Amazonas , os quais mostram a migração de barras arenosas e formação e desaparecimento de ilhas num período inferior a 15 anos. Estes trabalhos mostram também como municípios ribeirinhos com suas orlas urbanas localizadas em áreas sobre influência direta de processos erosivos ou deposicionais (sedimentação) têm sofrido com processos de inundação, desbarrancamentos, erosão acelerada e outros problemas socioeconômicos. Trabalhos mais recentes (Soares 2006, Mertes et al, ; Rozo 2012, 2013; Passos, 2014) indicam ainda as taxas de erosão e deposição em vários trechos dos rios Solimões e Amazonas, evidenciando através dos dados a relativa estabilidade do canal nos trechos estudados , com taxas de migração inferiores a 1%. Este projeto propõe-se a estudar uma nova área no município de Iranduba-AM, dando seguimento aos estudos em andamento no projeto maior e na linha do Grupo de pesquisa de estudos regionais. De um modo geral o trabalho se desenvolverá em quatro etapas sucessivas, que seguirão uma abordagem metodologia integrada de interpretação dos resultados. Na execução do trabalho serão utilizados vários programas e softwares, como o ArcGis, ArcView, Spring, ENVI e CorelDRAW.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Sensoriamento remoto, depositos sedimentares, areas de risco
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Geologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4770
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.