Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4821
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Validação de metodologia para determinação de hidrocarbonetos de petróleo em amostras de sedimento de corpo hídrico
metadata.dc.creator: Vanessa Sales Pereira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Tereza Cristina Souza de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e outras substâncias, resultantes de processos físico-químicos sofridos pela matéria orgânica, que se depositou juntamente com fragmentos de rochas durante a formação de estruturas sedimentares, milhões de anos atrás. A poluição ambiental causada pela liberação de hidrocarbonetos, decorrente das atividades industriais e dos derramamentos acidentais de petróleo e seus derivados apresentam grandes riscos aos ecossistemas aquáticos e terrestres. A biorremediação vem sendo utilizada na recuperação de ambientes impactados por hidrocarbonetos de petróleo, por utilizar microrganismos do próprio ambiente a fim de diminuir a toxicidade de determinados compostos (LOPES, 2010). Porém, para a realização de avanços em estudos de biorremediação é necessário que os métodos de determinação de hidrocarbonetos de petróleo estejam validados e realizados com reprodutibilidade. O diagnóstico de impacto ambiental por hidrocarbonetos de petróleo pode ser avaliado pela determinação de hidrocarbonetos saturados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), pois são marcadores moleculares indicadores de poluição e de processos de degradação de petróleo e seus derivados no ambiente. A identificação de distribuição característica e predominante da série de alcanos (C12 a C40), no grupo de hidrocarbonetos saturados, auxiliam no diagnóstico de contaminação junto com os HPA (PETERS & MOLDOWAN, 1993; PETERS, WALTER, MOLDOWAN, 2004). A avaliação de distribuição de grupos de HPA, pois são considerados, poluentes com atividades biológicas intensamente negativas aos organismos aquáticos, agindo com atuações carcinogênicas e desreguladoras endócrinas (USEPA, 1984). Para este grupo de hidrocarbonetos este estudo dará continuação ao estudo de validação do método em técnica implantada por cromatografia gasosa associada à espectrometria de massa (CG-EM), buscando melhores resultados quanto à recuperação e sensibilidade na determinação de HPA.
Palabras clave : Hidrocarbonetos, Validação analítica, Cromatografia gasosa
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4821
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.