Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4910
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mapeamento dos locais de procedência de plantas condimentares e aromáticas comercializadas nas cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, Amazonas
Autor(a): Milena Dantas Ribeiro
Orientador(a): Sandra do Nascimento Noda
Resumo: As áreas agrícolas de Benjamin Constant e Tabatinga, AM, apesar de representarem ambientes produtivos, têm fatores limitantes para a produtividade agrícola. Problemas estes, principalmente relacionados com a situação e localização espacial das áreas produtivas tanto pela legislação ambiental regulamentar o uso do solo urbano, como pela especulação imobiliária que eleva os preços dos terrenos em áreas centrais. As características principais desse processo são as modificações nas unidades de paisagem que refletem as estratégias cotidianas de vida executadas pelos agricultores familiares. Essas estratégias ocorrem no campo das contradições reais do cotidiano do fenômeno de etnoconservação dos recursos como mecanismo de desenvolvimento das ações de produção, nas relações sociais de trabalho dos agricultores familiares. As relações engendradas caracterizam os processos culturais da produção para a conservação dos recursos naturais, nas unidades de paisagem de terra firme (áreas não inundáveis) e várzeas (áreas inundáveis) na calha do rio Solimões-Amazonas . A presente proposta de pesquisa visa caracterizar a ocorrência da expansão urbana e as transformações ocorridas nos processos de produção das plantas condimentares e aromáticas por agricultura familiar a partir dos principais equipamentos de comercialização nas cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, AM.
Palavras-chave: Agricultur familiar
Saber
Etnoconhecimento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4910
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.