Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5069
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Verificação do potencial antiofídico dos extratos aquosos de Bellucia dichotoma Cogn, oriundos do Pará e Amazonas, frente às atividades coagulante e enzimática da peçonha de Bothrops atrox.
Autor(a): Luana Yamille Andrade de Souza
Orientador(a): Maria Cristina dos Santos
Resumo: Bellucia dichotoma Cogn. é uma melastomatácea que possui distribuição geográfica em estados da Região Norte do Brasil, além de ter suas cascas utilizada por comunidades de Santarém, no Pará, para tratamento contra o envenenamento por serpentes, uma vez que há uma certa distância entre o local de ocorrência do acidente e um posto de saúde que possua antiveneno. O extrato aquoso de B. dichotoma coletado em Santarém-PA, apresentou potencial contra atividades biológicas induzidas pelo veneno de Bothrops atrox, que é a serpente responsável pela maioria dos acidentes ofídicos ocorridos na Região Norte. Portanto, o objetivo do presente estudo é dar continuidade na comparação entre as atividades biológicas e verificar os perfis fitoquímicos dos espécimes coletados em diferentes localidades geográficas. Os extratos aquosos foram elaborados das cascas coletadas dos espécimes, oriundos de Manaus (AM) e Santarém (PA), de acordo com a prática dos moradores das comunidades de Santarém, que utilizam essa espécie vegetal. O veneno utilizado foi extraído de indivíduos adultos de Bothrops atrox, provenientes da Floresta Nacional do Tapajós, Santarém-PA. Os resultados preliminares demonstram que os extratos aquosos tanto de Santarém quanto de Manaus, quando aplicados diretamente ao gel (sem pré-incubação) não apresentaram diferenças significativas no bloqueio da atividade fosfolipásica do veneno de B. atrox.
Palavras-chave: Ofidismo
Etnofarmacologia
Antiofídica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FARMACOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5069
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_final_Luana.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.