Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5098
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito do tamanho corporal e da temperatura ambiental sobre parâmetros temporais e espectrais da vocalização de anúncio de Allobates sp. (Anura, Aromobatidae)
Autor(es): Naicyele Ketlem de Sousa Ferreira
Primeiro Orientador: Igor Luis Kaefer
Resumo: Sabe-se que tanto o tamanho corporal quanto a temperatura ambiental podem influenciar parâmetros acústicos da vocalização de anúncio (sinal sexual) de anfíbios anuros. Esses fatores exercem influência sobre características espectrais (relacionadas à frequência) e temporais (relacionadas à duração) do canto, tais como a frequência dominante, o número de pulsos, a duração e a taxa de repetição das notas. Entretanto, a magnitude desse efeito sobre parâmetros espectrais e temporais é desconhecida para a maioria das espécies tropicais. Detectar e isolar o efeito dessas duas variáveis que atuam sobre a vocalização de anúncio em tempo ecológico é fundamental para estudos posteriores que possam avaliar a variabilidade geográfica e a evolução desse tipo de sinal. Desse modo, a presente proposta tem como objetivo avaliar o efeito do tamanho corporal e da temperatura ambiental sobre parâmetros acústicos da vocalização de anúncio de Allobates sp. (Anura, Aromobatidae) em florestas de terra firme da bacia do Rio Tapajós. Mais especificamente, objetivamos 1) testar o efeito do tamanho corporal e da temperatura ambiental sobre parâmetros temporais e espectrais da vocalização de anúncio e 2) caracterizar a magnitude do efeito do tamanho corporal e da temperatura ambiental sobre parâmetros temporais e espectrais desse sinal. Para isso, foi realizada a obtenção de gravações acústicas em oito pontos localizados em floresta de terra firme em ambas as margens do baixo Rio Tapajós, no estado do Pará. Pelo menos oito indivíduos foram gravados em cada localidade. Em campo, também foram aferidos o tamanho corporal do indivíduo emissor do sinal e a temperatura do ar no momento da gravação. A partir das gravações serão obtidos parâmetros temporais (duração das notas, intervalos entre notas, duração e taxa de repetição das seqüências de notas) e espectrais (freqüências máxima, mais grave e mais aguda das notas) através da utilização do programa computacional Raven Pro 1.3. Para avaliar o efeito da temperatura e do tamanho corporal, análises de regressão linear serão conduzidas. Os valores de r2 ajustados serão utilizados para acessar a magnitude (em porcentagem) da variação no conjunto de dados explicada pelas variáveis independentes tamanho corporal e temperatura ambiental.
Abstract: 
Palavras-chave: Amphibia
bioacústica
comportamento
CNPq: Ciências Biológicas: Comportamento Animal
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5098
Data do documento: 31-Jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.