Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5124
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O Uso de imagens digitais na quantificação da concentração de corantes sintéticos em Hidróxidos Duplos Lamelares
metadata.dc.creator: Bruno de Jesus Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Margarida Carmo de Souza
Resumo: A degradação do meio ambiente e poluição dos rios, tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias de alta eficiência e baixo custo, aplicáveis para a redução de poluentes no esgoto doméstico e industrial. Uma das espécies orgânicas que vem sendo responsabilizada pela contaminação na rede de tratamento de água, são os corantes sintéticos, empregados nas indústrias têxtil e de alimentos. Os corantes sintéticos são compostos de grande interesse comercial, obtidos em sua maioria através de fontes derivadas do petróleo e que apresentam uma vasta diversidade de classes e aplicações de acordo com os grupos químicos distintos presentes na molécula. Eles são de difícil remoção do meio aquoso, por se tratar de substâncias com estruturas complexas e que apresentam propriedades xenobióticas, o que torna o processo de captura ou degradação biológica um desafio tecnológico a ser vencido. Uma das alternativas que vem sendo utilizada nos processos de remoção e descontaminação/despoluição de efluentes são os Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL), que são usados como adsorventes para a remoção de espécies orgânicas em virtude de sua estrutura espacial distinta, sua alta capacidade de troca iônica, fácil e baixo custo de obtenção em larga escala e a possibilidade de reversão da estrutura original do mesmo por calcinação. A utilização dos HDLs está condicionada a sua eficiência de adsorver e sua reutilização na capacidade de regeneração dos mesmos. Portanto, o presente projeto prevê a produção de HDLs, utilizando ânions orgânicos e inorgânicos em sua estrutura lamelar, para utilização como materiais adsorventes de corantes sintéticos. Adicionalmente, o processo de eficiência e regeneração da estrutura do material lamelar será investigado através do uso de imagens digitais, que determinará as concentrações dos azocorantes.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: curva analítica
RGB
azocorantes
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Quimica Analitica
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5124
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.