Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5137
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Produção e caracterização de nanocompósitos de filmes finos de PMMA reforçados com nanopartículas de óxido de Níquel
Autor(a): Yuri Ferreira da Silva
Orientador(a): Virginia Mansanares Giacon
Resumo: A incorporação de cargas inorgânicas em polímeros origina materiais com maior resistência mecânica, maior estabilidade térmica ou com propriedades ópticas, magnéticas ou elétricas superiores. As cargas com dimensões nanométricas apresentam uma área superficial elevada, promovendo melhor dispersão na matriz polimérica e como conseqüência, uma melhoria das propriedades físicas do compósito. Compósitos produzidos com partículas nanométricas como o óxido de níquel (NiO) podem ser aplicados em sensores a gás, eletrodos para células de combustível, na fabricação de heterojunções p-n, entre outros. Esses compósitos podem ser produzidos na forma de filmes, através da técnica de spin coating. Porém, para que estes apresentem boas propriedades ópticas e elétricas é necessário a presença adequada de concentrações de partículas e a alta homegeneidade dos filmes. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é produzir nanocompósitos de filmes finos de PMMA reforçados com nanopartículas de óxido de níquel, caracterizá-los morfológica e eletroquimicamente, além de investigar as variáveis para otimizar o processo.
Palavras-chave: Filmes poliméricos
Nanopartículas
Spincoating
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5137
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yuri Ferreira da Silva.pdf335,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.