Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5278
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prevalência de Neisseria gonorrhoeae em amostras vaginais obtidas por auto-coleta em mulheres ribeirinhas no município de Coari
Autor(a): Antonio Neto Nunes Xavier
Orientador(a): Danielle Albuquerque Pires Rocha
Resumo: As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, estando entre as cinco principais causas de procura dos serviços de saúde nos países em desenvolvimento. O conhecimento da epidemiologia das DST é escasso no estado do Amazonas e nos seus municípios do interior. A Neisseria gonorrhoeae é um conhecido diplococo Gram-negativo, com cerca de 0,6 a 1,0 um de diâmetro, não-flagelado, não formador de esporos, encapsulado, anaeróbico facultativo. Esta bactéria causa a gonorreia, uma doença infecciosa do trato urogenital, transmitida quase que exclusivamente por contato sexual ou perinatal. Acomete primariamente as membranas mucosas do trato genital inferior e menos frequentemente a do reto, orofaringe e conjuntiva. A prevalência de infecção por N. gonorrhoeae é desconhecida no Brasil e no Amazonas. O objetivo desta pesquisa é estudar a prevalência de infecção por esta bactéria em mulheres ribeirinhas no município de Coari, Amazonas. Mulheres de comunidades ribeirinhas serão convidadas a participar deste estudo, cuja amostra biológica será obtida através de uma escova apropriada para auto-coleta vaginal, e será realizado teste molecular para diagnóstico do N. gonorrhoeae. As mulheres serão também entrevistadas sobre aspectos clínicos, epidemiológicos e comportamentais, e as informações serão cruzadas para verificação de associação entre a infecção pelo N. gonorroeae e esses fatores de risco.
Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Neisseria gonorrhoeae
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5278
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.