Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5283
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aspectos clínicos de neoplasias cirúrgicas do Sistema Nervoso Central em um hospital universitário da cidade de Manaus no período entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014.
metadata.dc.creator: Anderson Thiago Nobre de Camargo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ricardo Torres Santana
Resumo: No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores". Aproximadamente 50% a 75% são tumores primários e o restante é constituído por neoplasias metastáticas. Os tumores malignos cerebrais primários são a principal causa de morte por tumores sólidos em crianças e a terceira em adolescentes e adultos. Objetivo geral: Conhecer os aspectos clínicos de neoplasias cirúrgicas do Sistema Nervoso Central em um hospital universitário da cidade de Manaus no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. Objetivos específicos: Observar as localizações anatômicas dos tumores do SNC; identificar os achados clínicos dos pacientes; avaliar as condições clínicas no momento da alta hospitalar no pós-operatório. Material e método: Trata-se de um descritivo, retrospectivo e não controlado para identificar condições na alta pós-operatória dos sujeitos da pesquisa. O desenho do estudo é do tipo transversal a partir da análise de dados secundários obtidos nos prontuários médicos de pacientes com neoplasias do SNC submetidos à cirurgia no Hospital Universitário Getúlio Vargas no período do estudo. Análise dos dados: Todos os dados obtidos serão transcritos para uma planilha de dados elaborada no programa Excel 2010, onde também será realizado o tratamento dos dados. Para a verificação do grau de inaptidão ou deficiências funcional no pré e pós-operatório, será utilizada a Escala de Resultados ou de Desempenho de Karnofsky (ERK). Será realizado o cálculo de frequência simples e relativa a partir dos dados obtidos, além do teste qui-quadrado para observar a significância dos resultados encontrados.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: neoplasia
neurocirurgia
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Neurocirurgia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5283
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.