Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5299
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeitos do ambiente no desempenho motor e cognitivo de escolares na cidade de Manaus
Autor(a): Weslley da Silva Miranda
Orientador(a): João Otacilio Libardoni dos Santos
Resumo: O estudo objetiva associar o crescimento físico e o estado nutricional com o desempenho motor e cognitivo de escolares residentes na cidade de Manaus. Participarão do estudo 300 escolares com idade entre 08 e 10 anos regularmente matriculados em escolas públicas. A coleta de dados consistirá na mensuração da massa corporal, da estatura, do desempenho motor e cognitivo dos participantes. Para a avaliação do crescimento físico os participantes serão classificados de acordo com a adequação Peso/Altura e Altura/Idade, utilizando-se como padrão de referência as curvas de crescimento Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006). O estado nutricional dos escolares será efetuado de acordo com Cole (2000). Para avaliação do desempenho motor será utilizado a Bateria de Avaliação do Movimento da Criança (MABC-2) proposta por Henderson; Sugden; Barnett ( 2007). O desempenho cognitivo será avaliado a partir do desempenho escolar. Os dados serão analisados a partir da estatística descritiva e da estatística infêrencial com p=0,05.
Palavras-chave: Crescimento físico
Estado nutricional
Desempenho Motor
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundamentação Teórica
Faculdade de Educação Física
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5299
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIB_S_0082_2015.pdf531,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.