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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5364
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Arte e intervenção com adolescentes em contexto de vulnerabilidade social no Amazonas: contribuições do conceito de 'Efeito de Borda' |
Autor(a): | Ricardo Pereira da Silva Oliveira |
Orientador(a): | Claudia Regina Brandao Sampaio Fernandes da Costa |
Resumo: | A vulnerabilidade que envolve o cotidiano de adolescentes tem desafiado a implementação de modelos interventivos que superem os limites das práticas ditas tradicionais. A arte tem sido um recurso utilizado em diversos contextos, ainda que sua aplicação nem sempre considere propósitos transformadores e seus resultados não sejam avaliados no sentido de possibilitar melhor dimensionamento dos seus alcances. Grande parte das ações realizadas são assistemáticas e carecem de avaliação e investigação científica. O Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário LABINS -, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia e ao Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando projetos de pesquisa visando ampliar o conhecimento sobre o potencial existente nas ações serviços, projetos, programas em especial voltados a adolescentes em vulnerabilidade social no contexto amazônico. Através das ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq intitulado "Psicologia e Práticas Socio-culturais", tem sido gerada produção a qual reúne resultados de pesquisa referentes a análise diagnóstica dos serviços de atenção a estes adolescentes em vulnerabilidade no Brasil e no contexto Amazônico, especialmente na cidade de Manaus. Relevante pesquisa de revisão sistemática de práticas interventivas enfocando arte e redução de vulnerabilidade entre adolescentes na produção nacional e um estudo local com adolescentes participantes de um projeto artístico vinculado a uma política cultural no estado do Amazonas produziram dados cuja riqueza de informações ainda demanda maiores investimentos de análise. Os resultados dos estudos até o momento remetem à importância de ampliar a compreensão dos dados através de uma articulação de conhecimentos nos planos global e local, sobretudo na interlocução com pesquisadores que investigam arte e vulnerabilidade. Como continuidade dos estudos acerca do banco de dados gerado, foi desenvolvido um projeto de pós-doutorado junto a colaboradores da Manchester Metropolitan University. Objetivou-se aprofundar a compreensão dos processos que envolvem arte e transformação dos quadros de vulnerabilidade dos adolescentes, através da integração de conceitos provenientes de referenciais teóricos críticos da Psicologia Social e Comunitária e da Psicologia do Desenvolvimento, acrescendo a contribuição do conceito de efeito de borda (edge effect), de modo a trazer novas luzes para a análise de práticas interventivas. Em continuidade ao estudo, pretende-se utilizar os dados levantados em duas pesquisas realizadas no LABINS envolvendo arte, intervenção e vulnerabilidade com adolescentes no Amazonas, verificando a pertinência do conceito de efeito de borda à análise e proposição de estratégias que maximizem a arte como recurso de transformação da realidade adversa, através de pesquisa documental e bibliográfica. |
Palavras-chave: | Arte Vulnerabilidade Adolescência |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Psicologia Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5364 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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