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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5406
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Laicidade no âmbito escolar: opiniões de professores e alunos |
Autor(a): | Ana Marli Souza Lima |
Orientador(a): | Francisca Maria Coelho Cavalcanti |
Resumo: | Diante do conceito de Estado laico brasileiro, não possuindo uma religião oficial e sim respeitando a diversidade religiosa histórica que o mesmo possui e diante de um espaço institucional que é o escolar que recebe e educa crianças e jovens e também de um contexto social que deve primar pela qualidade das relações sociais e humanas, se faz necessário compreender melhor como opera o conceito laico neste âmbito de forma mais prática, ou seja, no convívio social escolar. Em regra, o Estado laico defende, através de leis e ações, a harmonia entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Nesse estado, todas as crenças são respeitadas e as religiões devem respeitar umas as outras, fundamentando assim este princípio. Nesse sentido esta pesquisa busca conhecer através de um referencial teórico e de pesquisa de campo um princípio basilar que é o de viver democraticamente em uma sociedade que se conceitua laica, é essencial que seu povo conheça e respeite as diferentes religiões que transitam em sua cultura. Este conhecimento advém através da família, da escola e da sociedade em geral. Por muito tempo se procurou encontrar o que os grupos têm em comum. No entanto, descobriu-se que além de ter algo em comum, se faz necessário que a convivência se dê também pela diferença, assim que pretendemos também através desse projeto relacionar as problemáticas para essa convivência no espaço escolar. De modo geral, percebe-se que há dificuldade na comunidade escolar (professores, alunos), em tratar a diferença religiosa a partir da laicidade. Seu relacionamento com os demais (principalmente na relação professor-aluno) dar-se-á conforme a orientação religiosa do indivíduo. Essa pesquisa, agora, visa coletar opiniões em duas escolas de tempo integral, especificamente no Ensino Médio verificando a possibilidade de operar na laicidade, sem uma religião definida, apesar de todos a terem ou mesmo não as terem. Obteremos um estudo comparativo entre as opiniões adquiridas e a constituição que prevê a laicidade do Estado. A metodologia será de cunho exploratório-descritiva que busca o levantamento de opiniões e atitudes de uma população e categorizá-las. Terá como apoio as seguintes técnicas de coletas de dados: a entrevista semiestruturada e grupo focal, perfazendo assim uma abordagem qualitativa, que Segundo Loflandre em Vietta (1996), estudioso da metodologia qualitativa a categorização é um recurso imprescindível para garantia do rigor metodológico e certamente um procedimento a ser amplamente exigido em pesquisas desta natureza. Seguindo na mesma direção a análise e interpretação dos dados nos debruçaremos na investida qualitativa. Acrescentamos além das fontes existentes um estudo dos PCNER, cujo objetivo é conhecer melhor ao que se propõe o ensino religioso nas escolas. |
Palavras-chave: | Laicidade Âmbito escolar Professores/alunos |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5406 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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