Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | "Um jogo que se constrói no processo de leitura e escrita": proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas |
Autor(a): | Jessica Mota Pereira |
Orientador(a): | Antonia Silva Lima |
Resumo: | A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os procedimetntos didáticos de ensinar a ler e escrever de uma forma diferenciada, partindo do todo para as partes. Em outras, palavras, parte do contexto, para o texto,depois para a frase e depois para a palavra com suas sílabas, sem explorar as famílias silábicas como no método tradicional sintético, processo silabação. Analisaremos os pressupostos que dão suporte a essa proposta inovadora, dentro dos aspectos epistemológicos, linguísticos, sociológicos, filosóficos e psicológicos. |
Palavras-chave: | Fundamentos teórico-metodológicos Proposta de alfabetização |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica Mota Pereira.pdf | 738,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.