Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: "Um jogo que se constrói no processo de leitura e escrita": proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas
Autor(a): Jessica Mota Pereira
Orientador(a): Antonia Silva Lima
Resumo: A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os procedimetntos didáticos de ensinar a ler e escrever de uma forma diferenciada, partindo do todo para as partes. Em outras, palavras, parte do contexto, para o texto,depois para a frase e depois para a palavra com suas sílabas, sem explorar as famílias silábicas como no método tradicional sintético, processo silabação. Analisaremos os pressupostos que dão suporte a essa proposta inovadora, dentro dos aspectos epistemológicos, linguísticos, sociológicos, filosóficos e psicológicos.
Palavras-chave: Fundamentos teórico-metodológicos
Proposta de alfabetização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Mota Pereira.pdf738,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.