Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5555
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de índices extraídos de sinais de vibração para diagnóstico de uma caixa de engrenagens |
Autor(a): | Dávila, Kétlen Salvino |
Orientador(a): | Louzada Neto, Junout Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Paulo Roberto Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lago Neto, João Caldas do |
Resumo: | Engrenagens, elementos de máquinas amplamente utilizadas na indústria, são responsáveis por grande parte das paradas de diversos equipamentos, de forma que uma manutenção corretiva pode ser dispendiosa. Assim, metodologias que permitam o diagnóstico desses dispositivos em pleno funcionamento fazem-se necessárias, abordando o problema no âmbito da manutenção preditiva, através de um modelo que seja tão realista o quanto possível. Este trabalho avalia uma fratura em um dente, falha recorrente em engrenagens e analisa sinais de vibração para um sinal saudável e para sinais em que existem diferentes níveis de fratura. No modelo, as fraturas são constituídas por uma série de incrementos retos com angulações variáveis e os sinais são avaliados através de índices, a saber: Média, Variância, RMS, Skewness, Kurtosis, Sr, Sα e Fator de Forma. Primeiramente, observa-se que a rigidez de engrenamento tende a diminuir com o aumento da fratura e então passa-se a analisar os sinais de vibração, que apresentam picos periódicos que se destacam proporcionalmente ao aumento da fratura. Para o modelo adotado, tanto o pinhão quanto a coroa fornecem bons referenciais para análise. Na avaliação dos índices, observa-se que a Média e o RMS apresentam as melhores desempenhos no diagnóstico precoce da fratura, enquanto índices como Skewness, Kurtosis, Sr e Sα apresentam valores de respostas maiores, porém com diagnóstico tardio, por fim, a Variância e o Fator de Forma apresentam desempenhos medianos. Conclui-se que o ideal é uma análise combinada desses índices. |
Resumo em outro idioma: | Gears are machine parts widely implemented in industry, and several problems different equipment present are due to cog issues, making corrective maintenance potentially expensive. Techniques that allow for diagnosis while these dispositives are operational are therefore necessary, addressing the problem in the context of predictive maintenance, through a model as realistic as possible. This work studies vibration signals for a healthy signal and for a signal where different fracture levels are present. In this model, the fractures consist of a series of straight increments with variable angles, and we evaluate the signals through a number of different indices, namely: Mean Value, Variance, RMS, Skewness, Kurtosis, Sr, Sα and Form Factor. Firstly, it is observed that the stiffness of meshing tends to decrease with the increase of the fracture, and then the vibration signals, which have periodic peaks that protrude in proportion to the increase of the fracture, are analyzed. For the model adopted, both the pinion and the gear provide good references for analysis. In the evaluation of the indices, it is observed that the Mean and the RMS present the best performances in the early diagnosis of the fracture, while indices such as Skewness, Kurtosis, Sr, and Sα present higher values of responses, with, however, a slower diagnosis rate. Finally, the Variance and the Form Factor present medium performances. We concluded that the ideal scenario involves a combined analysis of the previous indices. |
Palavras-chave: | Vibração Parâmetros estatísticos Manutenção Preditiva Método dos Elementos Finitos Caixa de Engrenagens |
Área de conhecimento - CNPQ: | ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5555 |
Vocabulário controlado: | Método de Elementos Finitos |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_KétlenDávila_EngenhariaMecânica.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons