Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5694
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : PeriódicaTabIEAA 1.0: uma ferramenta para o ensino alternativo da tabela periódica
metadata.dc.creator: Leite, Luísa Beatriz Paixão
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa Júnior, Adalcir Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Alecrim, Alexandre Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, João Henrique Frota
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma tabela periódica como ferramenta de ensino-aprendizagem. Além disso, serve como suporte de materiais para uma metodologia diferenciada e também como uma forma de facilitar o entendimento dos alunos, mostrando a importância dos elementos químicos. Teve como objetivo verificar a aceitação da tabela periódica interativa pelos alunos e pelo professor, bem como a aprendizagem dos alunos referente a aplicação dos elementos químicos no seu dia a dia. A tabela periódica interativa foi construída utilizando as tecnologias web HTML5, CSS3, JavaScript e Bootstrap. Esta, além de mostrar informações básicas da tabela periódica, traz também informações adicionais dos elementos químicos, bem como a imagem da camada eletrônica de cada elemento. Esta ferramenta foi de grande aceitação pelos alunos entrevistados, a qual demonstraram interesse em aprender a tabela periódica, e também relataram ser interessante, a qual facilitou na compreensão da tabela periódica. Além disso, foi de aceitação por parte do professor, a qual relatou ser interessante e que ajuda na compreensão devido às informações contidas por trás de cada elemento, além, de tirar os alunos do ambiente da sala de aula.
Resumen : The present work consists in the development of a periodic table as a teaching-learning tool. In addition, it serves as a material support for a different methodology and also as a way to facilitate students' understanding, showing the importance of chemical elements. It aimed to verify the acceptance of the interactive periodic table by the students and the teacher, as well as the students' learning regarding the application of chemical elements in their daily lives. The interactive periodic table was built using web technologies HTML5, CSS3, JavaScript and Bootstrap. This, besides showing basic information of the periodic table, also brings additional information of the chemical elements, as well as the image of the electronic layer of each element. This tool was widely accepted by the interviewed students, who showed interest in learning the periodic table, and also reported to be interesting, which facilitated the understanding of the periodic table. In addition, it was accepted by the teacher, who reported being interesting and that helps understanding due to the information contained behind each element, in addition to taking students out of the classroom environment.
Palabras clave : Informática na educação
Ensino de química
Tabela periódica
Interatividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citación : LEITE, Luísa Beatriz Paixão. PeriódicaTabIEAA 1.0: Uma ferramenta para o ensino alternativo da tabela periódica. 2019. 53 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5694
metadata.dc.subject.controlado: Química - Estudo e ensino
Tabela periódica dos elementos químicos
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LuísaLeite.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons