Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
Other Titles: Football: an experience with students in physics teaching
metadata.dc.creator: Barbosa, Andreza de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Deniz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Guilherme, Adriano Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Pedrozo, Eduardo Bruno Lima
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva a análise da inserção de atividades didáticas práticas que envolvam conceitos de física e futebol. Para tanto, é necessário construir um processo de ensino-aprendizagem, em um contexto interdisciplinar, resultando no uso do conhecimento físico por meio do futebol. Elaborou-se um conjunto de atividades didáticas teóricas e práticas com base nos ciclos e fases de aprendizagem de Lawson, permeando as fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Um dos principais objetivos dessas atividades foi possibilitar que os estudantes aprendam com o futebol assuntos relacionados à física e matemática. Neste sentido, verifica-se que os resultados obtidos, após o desenvolvimento e aplicação das atividades em uma Escola em Tempo Integral de Ensino Médio no município de Coari no interior do Amazonas, tem grande potencial na mitigação de deficiências de aprendizagens relacionadas com a cinemática, além de atuar fortemente na motivação dos estudantes pela compreensão de conceitos físicos por meio do futebol.
Abstract: The present work aims to analyze the insertion of practical didactic activities involving physics and soccer concepts. To do so, it is necessary to build a teaching-learning process, in an interdisciplinary context, resulting in the use of physical knowledge through soccer. A set of theoretical and practical didactic activities was elaborated based on the cycles and phases of learning of Lawson, permeating the phases: exploration, introduction of the concept and application of the concept. One of the main objectives of these activities was to enable students to learn about football related to physics and mathematics. In this sense, the results obtained, after the development and application of the activities in a School in Full-time High School in the municipality of Coari in the interior of the Amazon, has great potential in the mitigation of learning disabilities related to kinematics, besides acting strongly in the motivation of the students for the understanding of physical concepts through soccer.
Keywords: Esporte
Ensino de física
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citation: BARBOSA, Andreza de Souza. Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702
metadata.dc.subject.controlado: Física - Estudo e ensino
Futebol
Didática
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndrezaBarbosa.pdf3,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.