Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5728
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O AEE e o atendimento ao aluno com autismo
Autor(a): Lobato, Debora Taiane Ferreira
Orientador(a): Barroso, Francisca Chagas da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rozane Alonso
Resumo: O presente trabalho aborda sobre uma temática atualmente muito visível e discutida por pesquisadores que estudam a fundo sobre o autismo, com o intuito de esclarecer algumas questões sobre o tema. O autismo é um distúrbio de desenvolvimento que normalmente surge até os três anos de idade que ocorre em aproximadamente dois a sete em cada mil indivíduos. Autores como Maleval (2017), Mantoan (2003), Ropoli (2010), Costa (2017) dentre outros, procuram através de suas pesquisas ampliarem estes estudos, direcionando-os também para a sala de aula regular, pois, é onde se encontram os maiores desafios para lidar com as crianças autistas. Esta pesquisa assumiu esse pressuposto de verificar como é desenvolvido o trabalho com os alunos autistas nas escolas da rede pública municipal. Assim, traçamos como objetivo geral: Compreender o AEE, a partir da utilização da sala de recursos, no atendimento a estudantes com autismo. E como específicos: Identificar os desafios dos professores na realização de seu trabalho na sala de recursos; Descrever as ações desenvolvidas para o atendimento ao estudante com autismo; Conhecer como a sala de recursos está organizada para o atendimento da diversidade na educação especial e Reconhecer a importância da sala de recursos para o AEE, considerando as necessidades dos alunos. Desse modo, este trabalho assumiu uma abordagem qualitativa, utilizando para análise de dados o questionário semiestruturado aplicado com os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais inseridas nas escolas da rede pública do município de Humaitá-AM que nos permitiu compreender a importância do atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno autista, de modo que este contribui positivamente no processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais, nos permitiu ainda, conhecer como é desenvolvido esse atendimento, quais suas especificidades e como é importante o papel da família na vida desses alunos que necessitam desse atendimento.
Resumo em outro idioma: This paper deals with a topic currently very visible and discussed by researchers who study in depth about autism, in order to clarify some issues on the subject. Autism is a developmental disorder that usually arises by age three and occurs in approximately two to seven out of every 1,000 individuals. Authors such as Maleval (2017), Mantoan (2003), Ropoli (2010), Costa (2017) among others, seek through their research to broaden these studies, also directing them to the regular classroom, because this is where they are. the biggest challenges in dealing with autistic children. This research assumed this assumption of verifying how the work with autistic students is developed in the public schools. Thus, we outline as general objective: Understand the ESA, from the use of the resource room, in the care of students with autism. And as specific: Identify teachers' challenges in performing their work in the resource room; Describe the actions developed to assist the student with autism; Know how the resource room is organized to meet diversity in special education and Recognize the importance of the resource room for the ESA, considering the needs of students. Thus, this work took a qualitative approach, using for data analysis the semi-structured questionnaire applied with teachers working in multifunctional resource rooms inserted in public schools in the city of Humaitá-AM that allowed us to understand the importance of educational care (ESA) for the autistic student, so that it contributes positively to the educational process of students with special educational needs, also allowed us to know how this care is developed, its specificities and how important is the family's role in their lives. students who need this service.
Palavras-chave: Autismo
Educação inclusiva
AEE
Educação especial e desafios
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: LOBATO, Débora Taiane Ferreira. O AEE e o atendimento ao aluno com autismo. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5728
Vocabulário controlado: Autismo
Educação inclusiva
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DéboraLobato.pdf922,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.