Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5730
Tipo de documento: Artigo de Evento
Título: As ações das instituições para a sustentabilidade dos lagos da Amazônia: o caso do complexo Macuricanã
Autor(a): Barreto, William de Souza
Sampaio, Carlos Alberto Cioce
Souza, Cristiane Mansur de Moraes
Mantovaneli Junior, Oklinger
Resumo: Este ensaio tem como tema central investigar as ações das instituições ligadas ao meio ambiente e a sua contribuição no acirramento do conflito pelo uso e/ou preservação dos recursos comuns dos lagos da região Amazônica. É sabido que os recursos pesqueiros dos lagos da Amazônia são imensuráveis. Contudo, tem-se observado que, mesmo com todas as políticas públicas voltadas para esse setor ainda são grandes os indícios de exploração desordenada gerando impactos negativos tanto econômicos quanto ambientais. A metodologia adotada foram a bibliográfica, a documental e o estudo de campo, segundo Gil (2000, p.59) destaca que: “os estudos de campo procuram muito mais o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição das características da população segundo determinada variáveis”. Este estudo demonstra por meio da teoria da cooperação, como esta se posiciona para promover a sustentabilidade dos acordos e não considerá-la como se fosse assumida como um fim em si mesmo, tendo como contraponto uma situação resultante do conflito entre os atores locais, tal como normalmente é vista. Portanto, a cooperação dos atores locais pode funcionar como um meio de prevenção quer da pesca quer dos rendimentos dos pescadores e que ponderações permanentes possam arriscar questionar princípios subjacentes às práticas individualistas, quer sejam ao nível de defesa de interesses próprios, muitas vezes consentida por trás da discussão e aprovação de legislação, quer sejam ao nível da própria exploração direta dos recursos, sem consciência de bem futuro.
Palavras-chave: Pesca
Conflitos
Instituições
Sustentabilidade
Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Citação: BARRETO, William de Souza; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes; MANTOVANELI JUNIOR, Oklinger. As ações das instituições para a sustentabilidade dos lagos da Amazônia: o caso do Complexo Macuricanã. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 8. 2017, Santa Cruz do Sul. Anais [...]. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2017. p. 1-10.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5730
Data do documento: set-2017
Vocabulário controlado: Lagos - Amazônia
Recursos naturais - Conservação
Instituições - Amazônia
Aparece nas coleções:Artigos publicados em eventos - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_2 VIII SIDR_As Ações das Instituicoes para a Sustentabilidade dos Lagos da Amazônia.pdf199,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons