Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5739
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem investigativa para a aprendizagem significativa de fenômenos elementares da eletrostática, no terceiro ano do ensino médio |
Autor(a): | Silva, Jhonison Alves da |
Orientador(a): | Silva, Fabricio Valentim da |
Primeiro Coorientador: | Avila, Fernando Fulgencio León |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Eliane Batista de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martínez, Silvina Paola Gómez |
Resumo: | A ausência de estímulos para desenvolver a capacidade cognitiva dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Física, resulta nos baixos índices de aproveitamento. A fim de propor uma estratégia que estimule os alunos, esse estudo teve como objetivo avaliar a contribuição da atividade experimental no ensino por investigação, como estratégia facilitadora para a aprendizagem significativa de fenômenos elementares da eletrostática, no terceiro ano do ensino médio de uma escola de Itacoatiara, Amazonas. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, em Itacoatiara, Amazonas. Foram aplicados dois questionários a duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, uma turma de controle e uma participante. Para a turma de controle foram aplicados um questionário prévio, ministrado aula teórica e questionário final. Para a participante foram aplicados o questionário prévio, aula teórica, atividade investigativa e questionário final. Os resultados dos questionários foram utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos. Ao todo participaram 60 alunos nas atividades. Com base nos resultados, verifica-se que a turma de controle teve um decaimento no desempenho entre os questionários prévio e final (53,4% e 35,2% respectivamente), enquanto, na turma participante, os educandos tiveram um desempenho de acertos de 37,4% e 64,6% respectivamente. Isso demostra uma melhoria significativa no aprendizado. Logo, as atividades experimentais com caráter investigativo foram importantes para o desenvolvimento e desempenho geral dos alunos. Assim, a utilização da atividade investigativa no ensino de fenômenos elementares da eletrostática, contribuiu para a aprendizagem significativa dos alunos alvo desse estudo. |
Resumo em outro idioma: | The absence of stimuli to develop the cognitive capacity of high school students in the physics discipline results in the low achievement. In order to propose a strategy that stimulates students, this study aimed to evaluate the contribution of experimental activity in teaching by investigation, as a facilitating strategy for the significant learning of elementary phenomena of electrostatic, in the third year of high school of a high school in Itacoatiara, Amazonas. The research was carried out at the Deputado Vital de Mendonça State School in Itacoatiara, Amazonas. It was applied to two classes of the third year of high school, one control and one participant. For the control class were applied a previous questionnaire, theoretical class and final questionnaire. For the participant class were applied the previous questionnaire, theoretical class, investigative activity and final questionnaire. Questionnaire results were used to assess students' learning. A total of 60 students participated in these activities. Based on the results, it was verified that the control class had a decay in the performance between the prior and final questionnaires (53.4% and 35.2% respectively), while, in the participating class, the students had a correct performance of 37. 4% and 64,6% respectively. This demonstrates a significant improvement in learning. Therefore, experimental activities with an investigative character were important for the development and overall performance of students. Thus, the use of investigative activity in the teaching of elementary phenomena of electrostatics has contributed to the significant learning of the students targeted by this study |
Palavras-chave: | Ensino de Física, Atividade prática, Estratégia facilitadora Physics teaching, practical activity, facilitating strategy |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
Citação: | SILVA, Jhonison Alves da. Abordagem investigativa para a aprendizagem significativa de fenômenos elementares da eletrostática, no terceiro ano do ensino médio. 2020. 63 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura Plena em Ciências - Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5739 |
Data do documento: | 29-fev-2020 |
Vocabulário controlado: | Ensino de Física Atividade prática Estratégia facilitadora |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_JhonisonAlves.pdf | 680,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.