Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5814
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção de um jogo computacional como ferramenta pedagógica para o ensino de Zoologia na Municipal Carolina Perolina Raimunda na cidade de Manaus/AM
Autor(a): Sousa, Jéssica Costa
Orientador(a): Silva, Fabrício Valentim da
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Suelene Amazonas dos
Resumo: O uso de ferramentas tecnológicas tem se tornado ao longo dos anos cada vez mais utilizado em todos os aspectos sociais e culturais e, na educação não tem sido diferente. As escolas estão deixando o ensino padrão de lado, passando a adotar novas metodologias de ensino, utilizando, além dos livros e quadros, a tecnologia a seu favor. Dessa forma, o aluno, por meio da interação livro, professor e ferramentas tecnológicas, cria habilidades cognitivas que o ajudarão na construção do seu próprio conhecimento. Em vista desses fatores, esse trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo computacional educativo na área de zoologia com enfoque nos animais ameaçados de extinção no estado do Amazonas, afim de melhorar o ensino dessa área na escola municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, localizada na cidade de Manaus/AM. Para que tal objetivo fosse alcançado, foram aplicadas atividades complementares após cada aula para que os alunos se familiarizassem mais com os conteúdos abordados. Ao final dessa parte, aplicou-se o jogo como uma forma de avaliar todo o conhecimento obtido de uma maneira lúdica, instigante e significativa. Por fim, para saber se o software foi proveitoso e se conseguiu atingir seu objetivo, ou seja, se ajudou os alunos no entendimento dos animais existentes em sua região, aplicou-se um questionário contendo dez perguntas referentes à qualidade do jogo e dos conteúdos abordados em sala de aula. Dessa forma, concluiu-se a partir da aplicação das atividades e do jogo, que este foi de grande eficácia para os alunos, pois de uma maneira lúdica, instigante e diferente, os alunos relembraram pontos importantes das aulas, na qual a partir disso, os mesmos tornaram-se capazes de reconhecer as características dos animais estudados, conhecer seus hábitos e modo de vida e o mais importante, saber quais os métodos de preservação desses animais.
Resumo em outro idioma: The use of technological tools has become over the years increasingly used in all social and cultural aspects, and in education it has been no different. Schools are leaving the standard teaching aside, adopting new teaching methodologies, using, besides books and pictures, technology in their favor. In this way, the student, through the interaction of books, teachers and technological tools, creates cognitive skills that will help him/her to build his/her own knowledge. In view of these factors, this work aimed to develop an educational computer game in the area of zoology with a focus on animals threatened with extinction in the state of Amazonas, in order to improve the teaching of this area at the Carolina Perolina Raimunda Almeida municipal school, located in the city of Manaus/AM. In order to achieve this goal, complementary activities were applied after each class so that the students could become more familiar with the contents covered. At the end of this part, the game was applied as a way of evaluating all the knowledge obtained in a playful, instigating and meaningful way. Finally, in order to know if the software was useful and if it was able to achieve its objective, that is, if it helped the students to understand the animals that exist in their region, a questionnaire was applied containing ten questions regarding the quality of the game and the contents approached in class. Thus, it was concluded from the application of the activities and the game, that it was of great effectiveness for the students, because in a playful, instigating and different way, the students remembered important points of the classes, in which from this, they became able to recognize the characteristics of the animals studied, to know their habits and way of life, and most importantly, to know the methods of preservation of these animals.
Palavras-chave: Jogo Computacional
Ensino de Zoologia
Animais em Extinção
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5814
Vocabulário controlado: Ferramentas tecnológicas
Zoologia - Estudo e ensino
Animais em extinção
Animais - Proteção
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JéssicaSousa.pdfLicenciatura em Ciências: Química e Biologia1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons