Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5937
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O lúdico como método de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(a): | Silva, Jessica Firmino da |
Orientador(a): | Braule, Gilvânia Plácido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Sebastiao Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Cristiane Alves da |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Cursoversa sobre a importância do lúdico como método de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Objetivo desta pesquisa é compreender o lúdico como método de ensino e aprendizagem verificando a sua aplicabilidade e influência no desenvolvimento educacional das crianças do 5º ano do ensino fundamental.A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de BenjaminConstant-AM.Os autores que fundamentaram esta pesquisa foram Kishimoto (2008, 2009), Santos (2001, 2009)eOliveira (2010). Além desses autores foi utilizadaa Lei de Diretrizes e Bases nacionais (1996).O método de abordagem da pesquisa utilizado foi o fenomenológicopossibilitando o aprofundamento nas pesquisas de campo e bibliográfica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, cujas técnicas de coletas foram observação e questionários. As observações proporcionaram qualidade para a pesquisa junto com o questionário aplicado aos professoresque foiuma forma de aprofundarainda mais o conhecimento sobre a importância dautilização dosmétodos lúdicos na educação. Os resultados apontam dificuldadesde aplicação lúdica devido a falta de materiais e espaço para o desenvolvimento das atividades. Assim o lúdico precisa estar presente no processoeducacional das crianças, pois a ludicidade proporciona uma aprendizagem que corresponde com uma boa educação e fiscais em todos os âmbitos quanto se tratar de aprendizagem. |
Resumo em outro idioma: | El presente Documento de Conclusión trata sobre la importancia del juego como método de enseñanza y aprendizaje en los primeros años de la Escuela Primaria. El objetivo de esta investigación es entender el método lúdico como la enseñanza y el aprendizaje, verificando su aplicabilidad e influencia en el desarrollo educativo de los niños de quinto año de la escuela primaria.La investigación se llevó a cabo en una escuela pública en el municipio de Benjamin Constant-AM. Los autores de esta investigación fueron Kishimoto (2008, 2009), Santos (2001, 2009) e Oliveira (2010). El método de abordaje de la investigación utilizada fue fenomenológico permitiendo la profundización en el campo y las investigaciones bibliográficas. La investigación fue de naturaleza cualitativa, cuyas técnicas de recolección fueron observación y cuestionarios. Las observaciones proporcionaron calidad para la investigación junto con el cuestionario aplicado a los docentes que fue una forma de profundizar el conocimiento sobre la importancia del uso de los métodos de juego en la educación. Los resultados apuntan a dificultades de aplicación lúdica debido ala falta de materiales y espacio para el desarrollo de actividades. Así que el juego debe estar presente en el proceso educativo de los niños, porque el juego proporciona un aprendizaje que se corresponde con una buena educación y fiscal en todas las áreas en cuanto al aprendizaje. |
Palavras-chave: | Ludicidade Educação Jogo Brincar |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5937 |
Vocabulário controlado: | Ensino e aprendizagem Métodos lúdicos na educação Desenvolvimento educacional Ensino Fundamental |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_JessicaFirmino.pdf | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.