Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5939
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A leitura e seus impactos no rendimento do IDEB dos anos iniciais em Humaitá/AM
Autor(a): Santos, Gino Vieira dos
Orientador(a): Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Simône de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rozane Alonso
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, cujo objetivo foi analisar os possíveis impactos da leitura no rendimento do IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, dos anos iniciais em algumas escolas públicas do Município de Humaitá-AM. A problemática surgiu a partir de alguns estudos e projetos anteriores, inclusive do PIBIC de 2019/2020, momento em que investigamos a possível relação da leitura nos impactos do IDEB nas escolas públicas municipais. A pesquisa ocorreu por meio de levantamentos de dados oficiais do INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que apresentam o ranqueamento de qualidade da educação escolar no contexto brasileiro, no qual aparecem a classificação das escolas, além dos dados oficiais do INEP, foram realizados questionários online (via formulário Google) com professores/as que atuam nas escolas ranqueadas como maior e menor IDEB no município a fim de verificar a relação da leitura com os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas. No texto apresento um retrospecto das minhas memórias em relação ao meu rendimento escolar, onde apresento as experiências adquiridas na educação básica, fundamental, médio e ensino superior. Essa vivência apresento por partes as minhas fases e reais dificuldades em quanto aluno, durante atuação em sala de aula/, até ser alfabetizado pelo professor (a). também destaco a leitura e IDEB nos contextos de aprendizagem escolar. Sobre a leitura e seus possíveis impactos no rendimento do IDEB dos anos iniciais, os resultados apontam que a leitura tem sido um fator determinante nos altos e baixos índices nas avaliações externas nas duas escolas investigadas.
Resumo em outro idioma: This course completion work was developed within the scope of the Pedagogy course at UFAM/IEAA, whose objective was to analyze the possible impacts of reading on the performance of the IDEB-Basic Education Development Index, from the early years in some public schools in the municipality. of Humaita-AM. The problem arose from some previous studies and projects, including the PIBIC of 2019/2020, when we investigated the possible relationship between reading and the impacts of IDEB on municipal public schools. The research took place through official data surveys from INEP-National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, which present the ranking of quality of school education in the Brazilian context, in which the classification of schools appears, in addition to official data from INEP , online questionnaires were conducted (via Google form) with teachers who work in schools ranked as the highest and lowest IDEB in the municipality in order to verify the relationship between reading and the results obtained by the school in external evaluations. Thus, the research was developed from four topics: In the first topic, a retrospective of my memories in relation to my academic performance is presented in locus, where I present the experiences acquired in basic, elementary, secondary and higher education. This experience presents, in parts, my phases and real difficulties as a student, while acting in the classroom/, until I am literate by the teacher (a). In the second topic, reading and IDEB in school learning contexts are highlighted. The third topic deals with the paths that were used to carry out this study. The last topic comes to reflect on the reading and its possible impacts on IDEB's performance in the early years. It presents the results, pointing out that reading has been a determining factor in the high and low rates in external assessments in the two schools investigated.
Palavras-chave: Leitura
Avaliação Externa
Ranqueamento
IDEB
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5939
Vocabulário controlado: Educação Básica
Qualidade do ensino
Ensino e aprendizagem
Incentivo à leitura
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GinoSantos.pdfPedagogia - Licenciatura - Humaitá958,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.