Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5942
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da língua espanhola por meio da literatura hispano-americana: as contribuições do boom literário
Autor(a): Coelho, Yessica Felix
Orientador(a): Barros, Adelson Florêncio de
metadata.dc.contributor.referee1: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Edilani Ribeiro de
Resumo: Esta pesquisa está situada na área da Literatura e delimitada a partir da Literatura Hispano-americana. Aborda um estudo acerca do Boom literário como um movimento da literatura hispano-americana e tem por tema “O ensino da língua espanhola por meio da literatura hispano-americana: as contribuições do Boom literário”. Esta investigação está relacionada à literatura como uma forma de entender os contextos histórico, social e literário na tentativa e, por meio das produções literárias, buscar um entendimento de tais produções a partir de seu espaço, tempo e suas relações sociais, pois a Literatura adquire múltiplas perspectivas de estudos e como utilizá-la. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho consiste em Compreender, ainda que minimamente, como o Boom Literário contribuiu para um novo momento na literatura hispano-americana como poder transformador da literatura a partir dos pressupostos teóricos relacionados à sua constituição. Justifica-se a pesquisa realizada na medida em que há a necessidade em se estudar a contribuição da literatura hispano-americana para o Ensino da Língua Espanhola, considerando a diversidade e riqueza que foi o Boom literário na busca de uma independência frente aos modelos impostos pela metrópole e a busca pela liberdade criadora de sua realidade e a consolidação de sua identidade cultural, social, artística e literária. Quanto ao aporte teórico, traz-se as contribuições de Zilberman (2009) acerca da Literatura e o papel da literatura na escola; GARCÍA (2007) acerca de como usar a literatura como segunda língua; BORGES (2009) ao tratar das representações do Boom Literário hispano-americano no sul; CANDELIER (2014) traz uma abordagem acerca dos movimentos literários na América e a visão da independência; FERREIRA (2007) apresenta a identidade latino-americana e o realismo mágico; RAMA (1984) ao discutir para além do boom; LAJOLO (2001) e sua contribuição acerca da Literatura, leitores e leitura, bem como outros autores que ancoram a pesquisa. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, possuindo como corpus monografias, dissertações, artigos, revistas e textos extraídos da Plataforma Digital Google. A escolha e seleção do material determinou-se por acreditar-se na relevância e contribuição no tocante à fundamentação e construção do texto como ancoragem necessária e pertinente. Como resultado, tem-se, portanto, que para muitos escritores, o boom foi não apenas a busca por uma identidade e legitimação de seu espaço ou um fenômeno comercial, mas também a oportunidade de apoiar decididamente as revoluções e os projetos socialistas na América Latina. Foi nesse período que foram produzidos vários livros de alto valor literário que ganharam projeção internacional.
Resumo em outro idioma: La investigación se ubica en el área de la Literatura y se delimita con la Literatura Hispanoamericana. Aborda un estudio sobre el Boom literario como movimiento de la literatura hispanoamericana y tiene como tema “La enseñanza de la lengua española a través de la literatura hispanoamericana: los abortes del Boom literario”. Esta investigación se relaciona con la literatura como una forma de comprender los contextos históricos, sociales y literarios en un intento y, a través de las producciones literarias, de buscar una comprensión de dichas producciones desde su espacio, tiempo y sus relaciones, ya que la literatura adquiere múltiples perspectivas de estudios y como utilizarlo. En este contexto, el objetivo principal de este trabajo es Comprender, aunque sea mínimamente, como el Boom Literario contribuyó a un nuevo momento en la literatura hispanoamericana como potencia transformadora de la literatura a partir de los supuestos teóricos relacionados con su constitución. La investigación realizada se justifica en la medida en que existe la necesidad de estudiar el aporte de la literatura hispanoamericana a la enseñanza de la lengua española, considerando la diversidad y riqueza que fue el Boom literario en la búsqueda por la independencia de los modelos impuestos por la metrópoli y la búsqueda por la libertad creativa de su realidad y la consolidación de su identidad cultural, social, artístico y literario. En cuanto al aporte teórico, trae los aportes de Zilberman (2009) sobre la literatura y el papel de la literatura en la escuela; GARCIA (2007) sobre cómo utilizar la literatura como segunda lengua ;BORGES(2009) al abordar las representaciones de Boom Literario Hispanoamericano en el Sur; CANDELIER(2014) aporta un acercamiento a los movimientos literarios en América y la visión de la independencia; FERREIRA (2007 ) representa la identidad latinoamericana y el realismo mágico; RAMA(1984) al discutir más allá del boom; LAJOLO (2001) y su aporte sobre literatura, lectores y lectura, así como otros autores que apoyan la investigación. La metodología utilizada es cualitativa, teniendo como corpus monografías, disertaciones, artículos, revistas y textos extraídos de la Plataforma Digital de Google. La elección y selección del material se determinó por creer en la relevancia y aporte en cuanto a la fundamentación y construcción del texto como ancla necesaria y pertinente. Como resultado, por tanto, para muchos escritores, el boom no fue solo la búsqueda de una identidad y legitimidad de su espacio o de un fenómeno comercial, sino también la oportunidad de apoyar decididamente las revoluciones y proyectos socialistas en América Latina. Fue durantes este periodo que se produjeron varios libros de alto valor literario que ganaron prominencia internacional.
Palavras-chave: Literatura
Literatura hispano-americana
Boom literário
Ensino língua espanhola
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5942
Vocabulário controlado: Língua espanhola - Estudo e ensino
Identidade cultural
Produções literárias
Ensino e aprendizagem
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_YessicaCoelho.pdfLetras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant850,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.