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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing de Relacionamento: Um estudo de caso de fidelização de clientes pela empresa MK Serviços & Assessoria de Contabilidade no Município de Benjamin Constant – AM
Autor(a): Oliveira, Savanna Pereira de
Orientador(a): Nogueira, Juvan Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee2: Mariosa, Pedro Henrique
Resumo: O mercado de trabalho vive se transformando constantemente, impondo as empresas a se adaptarem as novas exigências e necessidades que surgem. Valorizando ainda mais os clientes, e compreendendo que a manutenção do relacionamento com os mesmos são de suma importância para o seu crescimento e para se manterem competitivas no mercado. Desta forma as organizações tem investido amplamente no Marketing de Relacionamento como ferramenta para criar vínculos de fidelidade satisfazendo os clientes. O tema deste trabalho contempla a utilização do Marketing de Relacionamento como uma ferramenta mantenedora de clientes atuais e integração de novos clientes em uma empresa de serviços e assessoria de contabilidade, localizada no município de Benjamin Constant - AM. O objetivo deste trabalho é compreender a importância do Marketing de Relacionamento como uma potencial ferramenta de fidelização de clientes pela empresa MK Serviços e Assessoria de Contabilidade. Analisando as técnicas de Marketing de Relacionamento aplicadas pelas empresa, avaliando a satisfação dos seus clientes e verificando a importância da fidelização dos mesmos. A revisão teórica trabalha com três principais pontos: a) Marketing de Relacionamento, importância, seus conceitos e evolução; b) Técnicas de aplicação do Marketing de Relacionamento; c) Satisfação e Fidelização de clientes. Foi desenvolvido um estudo de caso na empresa, o qual foi dividido em duas etapas. A primeira de abordagem qualitativa consistiu na realização de uma entrevista estruturada e semiestruturada com o proprietário. A segunda teve uma abordagem quantitativa onde foi desenvolvida uma pesquisa de campo aplicada com 43 dos clientes do escritório MK Serviços e Assessoria de contabilidade de caráter exploratório. Na entrevista observou-se que a empresa procura investir no relacionamento com seus clientes, compreende a importância da valorização destes, atendendo as suas necessidades, satisfazendo-os e procurando superar as suas expectativas, e assim possibilitando a sua fidelização e se tornando um promissor defensor da empresa. A partir da análise dos resultados foi possível identificar que os clientes se sentem satisfeitos e mantém uma boa relação com a empresa. Para tanto, é imprescindível a empresa conhecer seus clientes e suas necessidades, aplicando um atendimento de qualidade e investindo no relacionamento com eles. Pois os clientes são os protagonistas e os elementos mais importante de uma empresa.
Resumo em outro idioma: El mercado laboral está en constante cambio, lo que obliga a las empresas a adaptarse a las nuevas demandas y necesidades que van surgiendo. Valorar aún más a los clientes y comprender que mantener la relación con ellos es de suma importancia para su crecimiento y para seguir siendo competitivos en el mercado. Así, las organizaciones han invertido mucho en el Marketing Relacional como herramienta para crear vínculos de fidelización, satisfaciendo a los clientes. El tema de este trabajo contempla el uso del Relationship Marketing como herramienta de mantenimiento para los clientes actuales y la integración de nuevos clientes en una empresa de consultoría y servicios contables, ubicada en la ciudad de Benjamin Constant - AM. El objetivo de este trabajo es comprender la importancia del Relationship Marketing como una potencial herramienta de fidelización de clientes por parte de la empresa MK Serviços e Assessoria de Contabilidade. Analizar las técnicas de Relationship Marketing aplicadas por las empresas, evaluando la satisfacción de sus clientes y comprobando la importancia de su fidelidad. La revisión teórica trabaja con tres puntos principales: a) Marketing relacional, importancia, sus conceptos y evolución; b) Técnicas de aplicación del marketing relacional; c) Satisfacción y fidelización del cliente. Se desarrolló un caso de estudio en la empresa, el cual se dividió en dos etapas. El primero, con un enfoque cualitativo, consistió en realizar una entrevista estructurada y semiestructurada con el propietario. El segundo tuvo un enfoque cuantitativo, donde se llevó a cabo una investigación de campo aplicada con 43 de los clientes del carácter exploratorio MK Serviços e Assessoria de Contas. Na entrevista observou-se que a empresa procura investir no relacionamento com seus clientes, compreende a importância da valorização destes, atendendo as suas necessidades, satisfazendo-os e procurando superar as suas expectativas, e assim possibilitando a sua fidelização e se tornando um promissor defensor la empresa. A partir del análisis de los resultados se pudo identificar que los clientes se sienten satisfechos y mantienen una buena relación con la empresa. Por ello, es fundamental para la empresa conocer a sus clientes y sus necesidades, aplicando un servicio de calidad e invirtiendo en la relación con ellos. Porque los clientes son los protagonistas y los elementos más importantes de una empresa.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento
Técnicas
Satisfação
Fidelização de clientes
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6027
Vocabulário controlado: Satisfação do consumidor
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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