Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6039
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
Autor(a): Correa, Sandreise Gomes
Orientador(a): Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Joelma Cerdeira
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
Resumo: A pandemia causada pelo vírus COVID-19 mudou totalmente a rotina na vida das pessoas de todo o mundo. O distanciamento social ocasionado pela pandemia também afetou a educação, o ensino que era presencial passou a ser remoto. Esta pesquisa de natureza qualitativa aborda sobre a relação de afetividade entre o professor e as crianças no ensino remoto da educação infantil. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como ocorreu a relação afetiva entre professor e as crianças no ensino remoto da educação infantil de escolas públicas do Baixo Amazonas e está embasada nos autores Wallon (1942, 1995), Vygotsky (1997), Cury (2008), e no parecer CNE/CP N° 5/2020. O instrumento utilizado para a construção de dados foram cartas enviadas pelos professores e mães de crianças da educação infantil, compartilhadas por meio do aplicativo WhatsApp. Participaram da pesquisa 3 (três) professores e 2 (duas)mães de crianças da educação infantil de escolas públicas de dois municípios do Amazonas, no período de 05 de agosto a 26 de setembro de 2021.Diante desse contexto, é importante frisar a relevância da pesquisa para a formação profissional, levando em consideração que a afetividade é fundamental no processo educativo dos sujeitos. Os dados da pesquisa revelam que a afetividade é central na educação e os vínculos afetivos entre crianças-crianças, professores - crianças e suas famílias são de suma importância no desenvolvimento integral dos educandos, tanto em ambiente de ensino presencial como também em ambiente educativo virtual. Diante desse cenário, é importante afirmar que é preciso potencializar as relações de afeto entre professor- educandos, educandos-educandos, família - escola, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto.
Resumo em outro idioma: The pandemic caused by the COVID-19 virus has totally changed the routine of people's lives all over the world. The social distance caused by the pandemic also affected education, teaching that used to be face-to-face became remote. This qualitative research addresses the affective relationship between the teacher and children in early childhood education remote teaching. The research aims to investigate how the affective relationship between teacher and children occurred in the remote teaching of early childhood education in public schools in Baixo Amazonas and is based on the authors Wallon (1942, 1995), Vygotsky (1997), Cury (2008) , and in the opinion CNE/CP No. 5/2020. The instrument used for the construction of data were letters sent by teachers and mothers of children in kindergarten, shared through the WhatsApp application. The research included 3 (three) teachers and 2 (two) mothers of children from early childhood education from public schools in two municipalities in Amazonas, from August 5 to September 26, 2021. In this context, it is important to emphasize the relevance from research to professional training, taking into account that affectivity is fundamental in the educational process of the subjects. The research data reveal that affection is central in education and the affective bonds between children-children, teachers - children and their families are of paramount importance in the integral development of students, both in a classroom teaching environment and in a virtual educational environment. In light of this scenario, it is important to state that it is necessary to enhance the relationships of affection between teacher-students, student-students, family-school, whether in face-to-face or remote education.
Palavras-chave: Afetividade
Affectivity
Educação infantil
Ensino Remoto
Distanciamento social
Child education
Remote learning
Social distancing
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6039
Vocabulário controlado: Educação infantil
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SandreiseCorrea.pdf696,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.