Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6104
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação na educação infantil em tempos de pandemia
Autor(a): Magalhães, Aline Luana Mendes
Orientador(a): Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Francisca Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Marinete Lourenço
Resumo: Esta monografia aborda a temática Avaliação da Educação Infantil, tendo como foco principal a análise do processo de avaliação na educação infantil no período de pandemia, considerando os aspectos do desenvolvimento integral das crianças e a repercussão na vida escolar e social das crianças. Especificamente buscou averiguar as concepções de avaliação na educação infantil do atual sistema escolar através do projeto rádio escola no município de Benjamin Constant – AM, identificando os critérios e instrumentos avaliativos utilizados com as crianças no período de pandemia. Para desenvolver do trabalho, da pesquisa e análise de dados, o estudo fundamentou-se nos seguintes aspectos legais: LDBN (1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998); Parecer CNE̸ CEB Nº 20 das Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (2009); Ariès (1981); Base Nacional Comum Curricular (2017); Proposta Pedagógica para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (2015); Projeto Educacional Rádio Escola: nas ondas do conhecimento (2020); Parecer CNE̸ CP Nº2 (2020), dentre outros. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, pautando a pesquisa no método fenomenológico, através de análise de documentos e aplicação de questionário, para o pleno alcance dos objetivos previamente definidos. Desse modo, a pesquisa mostrou que diante da pandemia e os cuidados necessário para evitar a contaminação em massa do vírus da COVID-19, foi necessário pensar em um novo modelo educacional que pudesse atender todos os alunos da rede municipal, diante disso foi criado o Projeto Rádio Escola no qual as aulas acontecem através de um programa de rádio, as crianças acompanham de casa com a realização das atividades da apostila, que é entregue aos pais, disponibilizando de orientações acerca das atividades. No entanto, as avaliações diante desse atual modelo educativo ficam comprometidas, quando se considera as dimensões avaliativas da Educação Infantil de cuidar, educar e brincar, viabilizando então que a mesma ocorra apenas de forma diagnóstica e não conceitual.
Resumo em outro idioma: Esta monografía aborda el tema Evaluación de la Educación Infantil, con el foco principal en el análisis del proceso de evaluación en la educación infantil durante el período pandémico, considerando los aspectos del desarrollo integral de los niños y el impacto en la escuela. y vida social de los niños. Específicamente, se buscó investigar los conceptos de evaluación en la educación infantil en el sistema escolar actual a través del proyecto de escuela de radio en la ciudad de Benjamin Constant - AM, identificando los criterios e instrumentos de evaluación utilizados con los niños durante el período pandémico. Para el desarrollo del trabajo, de la investigación y el estudio se basó en los siguientes aspectos legales: LDBN (1996); Referencia del plan de estudios nacional para la educación de la primera infancia (1998); Opinión del CNE CEB No. 20 de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (2009); Aries (1981); Base de currículo nacional común (2017); Propuesta Pedagógica de Educación Infantil en la Red de Educación Municipal (2015); Proyecto Educativo Radio Escola: sobre las olas del conocimiento (2020); Opinión CNE̸ CP No.2 (2020), entre otros. Para ello, se desarrolló una investigación cualitativa, basando la investigación en el método fenomenológico, mediante el análisis de documentos y la aplicación de un cuestionario, con el fin de alcanzar plenamente los objetivos previamente definidos. Finalmente, la investigación mostró que ante la pandemia y los cuidados necesarios para evitar la contaminación masiva del virus COVID-19, era necesario pensar en un nuevo modelo educativo que pudiera atender a todos los estudiantes de la red municipal. las clases se realizan a través de un programa de radio, los niños los acompañan desde casa con las actividades del folleto, que se entrega a los padres, brindándoles orientación sobre las actividades. Sin embargo, las evaluaciones a la vista de este modelo educativo actual se ven comprometidas al considerar las dimensiones evaluativas de la educación infantil de cuidar, educar y jugar, lo que permite que se produzca solo de manera diagnóstica y no conceptual.
Palavras-chave: Educação Infantil
Educación Infantil
Pandemia
Avaliação
Criança
Niño
Evaluación
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6104
Vocabulário controlado: Educação infantil - Benjamin Constant (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto_AlineMagalhães.pdf585,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_AlineMagalhães.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.