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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Biologia dos morcegos: o que te contam por aí – o conhecimento dos alunos da educação básica
Título(s) alternativo(s): Biology of bats: what they tell you about - the knowledge of basic education students
Autor(a): Lopes, Geisy da Silva
Orientador(a): Takahashi, Erico Luis Hoshiba
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Samantha Aquino
metadata.dc.contributor.referee2: Hattori , Gustavo Yomar
Resumo: Os morcegos exercem um papel de extrema importância no meio ambiente. A grande riqueza de espécies e seus diversos tipos de hábitos alimentares, tal qual os permite promover a polinização, dispersão de sementes e controle de pragas entre outros, os torna valiosos indicadores de qualidade ambiental. Porém, devido a sua aparência e muitas informações erradas circuladas através das mídias sociais, como por exemplo ao serem associados a coisas malignas, faz com que as pessoas sintam uma aversão a esses animais o que resulta em perseguição e mortes, culminado com a inclusão de espécies em lista de animais ameaçados de extinção. Considerando o exposto e tendo consciência que a percepção de uma pessoa afetara diretamente nas crenças, atitudes e ações do mesmo na sociedade em que vive, este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção ambiental sobre os morcegos de estudantes de Itacoatiara – AM. A pesquisa foi realizada com alunos de diferentes níveis de ensino, com idades de 11 a 17 anos. A percepção ambiental foi avaliada mediante a análise de textos produzidos pelos estudantes e entrevista mediada por questionário semiestruturado. Os resultados obtidos demostraram que embora os alunos possuam informações corretas sobre a morfologia, ou o habito de vida do morcego, uma parcela considerável ainda possui informações equivocadas sobre esse grupo como por exemplo ao considerarem como primeira opção o sangue como principal alimento ou acreditar que o morcego é o principal transmissor da raiva ou que todas as espécies de morcegos são hematófagas. Tais observações mostram o quão necessário são os programas de educação ambiental, pois através dele é possível promover a conscientização para que haja uma preservação e conservação desses valiosos indicadores ambiental.
Resumo em outro idioma: Bats play an extremely important role in the environment. The great richness of species and their different types of feeding habits, which allow them to promote pollination, seed dispersal and pest control, among others, make them valuable indicators of environmental quality. However, due to their appearance and many misinformation circulated through social media, such as being associated with evil things, it makes people feel an aversion to these animals which results in persecution and deaths, culminating with the inclusion of species on endangered lists. Considering the above and being aware that the perception of a person will directly affect the beliefs, attitudes and actions of the same in the society in which they live, this work aims to know the environmental perception about bats of students from Itacoatiara - AM. The research was carried out with students from different levels of education, aged 11 to 17 years. The environmental perception was evaluated through the analysis of texts produced by the students and an interview mediated by a semi-structured questionnaire. The results obtained showed that although the students have correct information about the morphology, or the life habit of the bat, a considerable portion still has wrong information about this group, such as when they consider blood as their main food, or believe that batsare the main transmitter of rabies or that all bat species are hematophagous. Such observations show how necessary environmental education programs are, because through them it is possible to promote awareness so that there is a preservation and conservation of these valuable environmental indicators.
Palavras-chave: Percepção ambiental
Educação ambiental
Função ecológica
Morcegos
Ecologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS
CONHECIMENTO SOBRE A BIOLOGIA DOS MORCEGOS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6180
Vocabulário controlado: Educação ambiental
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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