Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6271
Tipo de documento: Dissertação
Título: O profissional da educação e a Indústria 4.0: mapeamento de competências para profissionais da educação na perspectiva da Indústria 4.0
Autor(a): Soares, Daniela de Meireles
Orientador(a): Quinelato, Eliane
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mapear as competências necessárias aos profissionais da educação na perspectiva da Indústria 4.0. Para isso foi realizada uma revisão de literatura na primeira parte do trabalho, buscando conceitos de pesquisadores da área com intuito de contextualizar a Indústria 4.0, tendências de competências, educação 4.0, bem como apresentar algumas possibilidades de tecnologias que compõe a Indústria 4.0 na educação e breve reflexão sobre os profissionais da educação, na perspectiva da Nova Revolução. Na segunda parte da pesquisa foi planejada uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus, consideradas plataformas de documentos científicos altamente relevantes. Após a análise dos documentos coletados, foram eleitos 13 artigos que atendiam aos objetivos da pesquisa. Em sua grande maioria, os documentos entendiam como profissional da educação, somente os professores; no entanto, cabe ressaltar que em uma instituição educacional existe uma equipe de variados profissionais da educação, que trabalham em conjunto e que devem, assim como os professores, se qualificar e buscar adquirir as novas competências exigidas para o contexto da nova revolução. No total foram encontradas 43 competências e habilidades direcionadas a educadores, sendo as mais citadas: mentalidade de crescimento, adaptabilidade, habilidade de aprendizagem contínua, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, comunicação, criatividade e, como a mais citada, a competência digital e tecnológica. Conclui-se, então, que a educação possui papel fundamental nesta nova revolução que é o de formar indivíduos qualificados para serem inseridos em um contexto que ainda está em construção, mas que, indubitavelmente, será uma realidade completa no futuro. Para tanto, os profissionais que estão inseridos em ambientes educacionais necessitam adquirir as competências e habilidades necessárias, exigidas para esta nova era 4.0.
Resumo em outro idioma: This research aimed to map the skills needed by education professionals in the perspective of Industry 4.0. For this, a literature review was carried out in the first part of the work, seeking concepts from researchers in the area to contextualize Industry 4.0, skills trends, education 4.0, as well as to present some possibilities of technologies that make up Industry 4.0 in education and brief reflection on education professionals, in the perspective of the New Revolution. In the second part of the research, a systematic literature review was planned to use the Web of Science and Scopus databases, considered highly relevant scientific document platforms, after analyzing the collected documents, 13 articles were chosen that met the research objectives. For the most part, the documents understood as education professional, only teachers, however, it is worth mentioning that in an educational institution there is a team of various education professionals, who work together and who must, like the teachers, qualify and seek to acquire the new skills required for the context of the new revolution. In total, 43 competencies and skills aimed at educators were found, the most cited being: Growth mindset, adaptability, continuous learning ability, critical thinking, complex problem solving, communication, creativity and as the most cited digital and technological competence. However, it is concluded that Education has a fundamental role in this new revolution, forming qualified individuals to be inserted in a context that is still under construction, but which will undoubtedly be a complete reality in the future, for which professionals who are inserted in educational environments need more than ever, seek to acquire the necessary skills and abilities required for this new 4.0 era.
Palavras-chave: Profissionais da educação
Indústria 4.0
Habilidades
Competências
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: Departamento de Educação
Nome do programa: Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6271
Vocabulário controlado: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Qualificações profissionais
Inovações educacionais
Aparece nas coleções:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_DanielaSoares_MUST.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.