Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6278
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores indígenas no município de Tonantins - Amazonas: um estudo a partir do PARFOR
Título(s) alternativo(s): Training of indigenous teachers in the municipality of Tonantins-Amazonas: a study from PARFOR
Autor(a): Deveza, Neize Laura de Lima
Orientador(a): Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Azevêdo, Fernanda Lopes de
metadata.dc.contributor.referee2: Ângulo , Ricardo Diego Cavalcante
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar o mapeamento da situação da formação dos professores indígenas do PARFOR no município de Tonantins, no Amazonas, no que diz respeito às línguas aí envolvidas. Os objetivos específicos de nosso estudo são: averiguar se o ensino de línguas realizado no programa PARFOR favorece/prioriza as línguas indígenas e/ou português e/ou espanhol; registrar possíveis dificuldades que os alunos indígenas do PARFOR no município de Tonantins-AM têm para continuar e finalizar o curso e, a partir da visão dos alunos indígenas, de que maneira a formação repercute no ensino de línguas realizado nas escolas onde eles trabalham. Os autores que utilizamos para embasar nossa pesquisa acerca da formação de professores indígenas e do ensino de línguas em contexto bilíngue são: Wilkins (1976), Cavalcanti (2003), D’Angelis (2012), Krashen (1982), Freire (2008), dentre outros, além de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Os resultados de nossa investigação apontam o perfil dos acadêmicos do PARFOR, os desafios que se apresentam a eles, em especial, em relação às línguas e, ainda, as limitações que a formação inicial apresenta a esses acadêmicos para que os mesmos possam atuar de forma mais reflexiva, crítica e consciente sobre o seu fazer.
Resumo em outro idioma: The general objective of this work is to present the mapping of the situation of the training of indigenous teachers of PARFOR in the municipality of Tonantins, in Amazonas, with regard to the languages involved there. The specific objectives of our study are: to ascertain whether language teaching carried out in the PARFOR program favors / prioritizes indigenous languages and / or Portuguese and / or Spanish; register possible difficulties that indigenous students of PARFOR in the municipality of Tonantins-AM have to continue and finish the course and, from the perspective of indigenous students, how the training affects the language teaching carried out in the schools where they work. The authors we use to support our research on the training of indigenous teachers and language teaching in a bilingual context are: Wilkins (1976), Cavalcanti (2003), D'Angelis (2012), Krashen (1982), Freire (2008), among others, in addition to documents such as the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the National Curriculum Framework for Indigenous Schools (RCNEI). The results of our investigation point to the profile of PARFOR academics, the challenges that are presented to them, especially in relation to languages and, also, the limitations that the initial training presents to these academics so that they can act in a different way more reflective, critical and conscious about your doing.
Palavras-chave: Formação de professores indígenas
Ensino
PARFOR
Uso de diferentes línguas
Limitações
Training of indigenous teachers
Limitations
Use of different languages
Teaching
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6278
Vocabulário controlado: Indígenas da América do Sul - Educação - Amazonas
Professores - Formação - Tonantins (AM)
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
Prática de ensino - Amazonas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NeizeDeveza.pdf522,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.