Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6388
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de Observação do Ensino de Libras como L1 e L2
Autor(a): Rodrigues, Aphroditte Kareninna Pinto
Orientador(a): Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Janderclei da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
Resumo: As disciplinas de estágio supervisionado foram oportunidades de grande aprendizado para esta discente do curso de Licenciatura Letras Libras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, proporcionando uma reflexão sobre o cotidiano do ensino da língua de sinais, o futuro campo de trabalho, observando e notando as mudanças necessárias, e analisando, também, as formas e métodos de ensino e avaliação dos alunos além de abordar a nova realidade de ensino remoto, consequência da pandemia da COVID-19. O estágio supervisionado do ensino de L1, em formato presencial, foi realizado no Instituto Filippo Smaldone, durante os meses de julho e agosto do ano civil de 2022, em Manaus. Foram realizadas três observações em turmas do oitavo e nono anos do ensino fundamental 2, com alunos predominantemente surdos. Ao final das observações foi apresentada uma regência onde a discente autora deste relatório poderia pôr em prática ações relacionadas à docência enquanto que o estágio supervisionado do ensino de L2 foi realizado de forma remota no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM durante o mês de Outubro de 2021. Foram realizadas seis observações em uma turma de nível avançado de LIBRAS, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet. Ao final das observações esta discente também apresentou uma Regência onde foi possível pôr em prática as ações relacionadas à docência. Este trabalho traz questionamentos sobre a educação de surdos atual, além de apontar práticas que contrapõem a teoria estudada durante a graduação, assim como o cenário de ensino de Libras como língua estrangeira.
Resumo em outro idioma: The mandatory and supervised internships proved to be a great learning opportunity for this undergrad student majoring in Brazilian Sign Language at the Federal University of Amazonas - UFAM, it provided a chance for reflectance on the day-to- day teachings of sign language, on the future field of work, observing and noting on the necessary changes, while also analyzing the methods of teaching and evaluating the students and furthermore approaching the new reality of remote classes, a consequence of the COVID-19 pandemic. The L1 internship was undertaken on-site at the Filippo Smaldone Institute, during the months of July and August of 2022, in Manaus. In total, three days worth of classes were attended in the eighth and ninth grades which were composed of predominantly deaf students. At the end of the internship this undergrad student was required to teach a class whereupon teaching theories would be practiced while the L2 internship was performed in remote format at the Center for Technological Education of Amazonas - CETAM during the month of October, 2021. Six classes were observed, in an Advanced placement group, using the Google Meet platform. At the end of the internship, this student was also required to present a class in order to test theories. This paper raises questionings on the current schooling of deaf people, points out practices that contradict theories studied during the undergraduate course, as well as the context of teaching Libras as a foreign language.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Supervised internship
Libras
Libras
Regência
Teaching
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6388
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AphroditteRodrigues.pdf859,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.