Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6420
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
Autor(a): Acris, Danielly
Orientador(a): Araújo, Tales Vinicius Marinho de
metadata.dc.contributor.referee1: Coutinho, Taciana de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Tales Vinicius Marinho de
Resumo: A doença provocada pelo novo Covid-19 acometeu diversas vidas no mundo inteiro. Deste modo algumas ações rotineiras do homem como trabalho, estudo, e interação com outras pessoas sofreram alterações drásticas, havendo a implementação de medidas de Biossegurança para conter o avanço da pandemia. Medidas para controle sanitário foram recomendadas pelos governantes e autoridades da área da saúde, afetando diretamente o setor educacional do país. Em virtude desse desafio, o governo através do MEC flexibilizou as aulas presencias de todos os níveis e esferas a continuarem suas atividades de forma remota. Com base nessas questões, realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, caracterizando-se por ser uma pesquisa de campo, e objetivou conhecer a experiência do ensino remoto por professores das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Química do ensino básico em tempos de Pandemia de Covid-19 em Benjamin Constant - Am. Desta forma, a pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a experiência do ensino remoto por professores do ensino básico em tempos de Pandemia de Covid-19 bem como possibilitou na identificação das principais dificuldades encontradas pelos professores. Além disso ocorreu a descrição dos procedimentos e ferramentas metodológicas utilizadas pelos professores, verificando de que forma as aulas remotas foram contextualizadas.
Resumo em outro idioma: The disease caused by the new Covid-19 has affected several lives worldwide. In this way, some routine human actions such as work, study, and interaction with other people have undergone drastic changes, with the implementation of Biosecurity measures to contain the advance of the pandemic. Measures for sanitary control were recommended by governments and health authorities, directly affecting the country's education sector. Due to this challenge, the government, through the MEC, made in-person classes of all levels and spheres more flexible to continue their activities remotely. Based on these questions, it carried out a research with a qualitative-quantitative approach, of the descriptive and exploratory type, characterized by being a field research, and aimed to know the experience of remote teaching by teachers of the disciplines of Natural Sciences, Biology and Chemistry of the Basic education in times of Covid-19 Pandemic in Benjamin Constant - Am. In this way, the research contributed to broadening the debate on the experience of remote teaching by elementary school teachers in times of the Covid-19 Pandemic, as well as making it possible to identify the main difficulties encountered by teachers. In addition, there was a description of the procedures and methodological tools used by the teachers, verifying how the remote classes were contextualized.
Palavras-chave: Escola Pública
Ensino remoto
Ferramentas metodológicas
Pandemia
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6420
Vocabulário controlado: Ensino à distância
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DaniellyAcris.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.