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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O profissional arquivista e a gestão documental como mecanismo de apoio para o acesso à informação, transparência pública e exercício da democracia.
Autor(a): Rabelo, Sara Diane Silva
Orientador(a): Siqueira, Marcelo Kosawa da Costa Nogueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Hemmilys Karolinne de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Moisés da Silva e
Resumo: O presente trabalho visa analisar o tema sobre o profissional arquivista e a Gestão Documental como mecanismos de apoio para o acesso a informação, Transparência Pública e exercício da democracia com objetivos de relatar os aspectos históricos e teóricos do profissional arquivista, assim como a importância da sua atuação em organizações públicas; identificar os desafios em relação à falta de Gestão de Documentos nas organizações públicas; descrever as principais problemáticas do cotidiano de organizações públicas em relação à Gestão de Documentos. O presente estudo tem por finalidade analisar através de pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais a importância da gestão documental e quanto ela implica diretamente a transparência publica e exercício da democracia quando aplicada dentro de uma instituição e relatar a necessidade do profissional arquivista para empresas as quais os documentos arquivísticos necessitam de gestão fazendo com que se tenham melhorias na transparência publica dando a sociedade acesso a informação, com o tratamento adequado. Foi utilizado o método teórico descritivo trazendo falas de autores que relatam a gestão documental e transparência publica.
Resumo em outro idioma: The present work aims to analyze the theme about the professional archivist and Document Management as support mechanisms for access to information and Public Transparency and the exercise of democracy with the objective of reporting the historical and theoretical aspects of the professional archivist, as well as the importance of their acting in public organizations; identify the challenges in relation to the lack of Document Management in public organizations; to describe the main problems of the daily life of public organizations in relation to Document Management. The purpose of this study is to analyze through bibliographic research, documentary research the importance of document management and how much it directly implies public transparency and the exercise of democracy when applied within an institution and to report the need of the archivist professional for companies whose documents archives need management, making improvements in public transparency, giving society access to information, with the appropriate treatment. The descriptive theoretical method was used, bringing speeches from authors who report on document management and public transparency.
Palavras-chave: Gestão de Documentos
Arquivos
Transparência Pública
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Arquivologia - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6425
Vocabulário controlado: Documentos - Administração
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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