Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6503
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Planejamento estratégico de relações públicas para o setor de marketing da FAMETRO
Autor(a): Gouvea, Ana Milena de Oliveira
Orientador(a): Rocha, Israel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Célia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Aline Ferreira
Resumo: Compreender o universo das organizações e como elas dialogam com seus públicos é umas das tarefas desempenhadas pelo profissional de relações públicas. Com o avanço da globalização, está cada vez mais evidente a necessidade de uma comunicação estratégica nas organizações que busque exercer troca e efetivar relacionamentos com seus públicos de interesse. Para isso, o desenvolvimento de um planejamento estratégico desempenhado por um profissional de relações públicas se torna o primeiro passo, pois permite traçar objetivos e estratégias voltadas para a comunicação e aplicação de ações de médio e longo prazo para alcançar esses objetivos. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um planejamento estratégico de relações públicas para o setor de marketing da FAMETRO, instituição de ensino superior privado. Diante disso, trata-se de uma pesquisa aplicada de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, realização de levantamentos teóricos e bibliográficos, entrevistas semiestruturadas com objetivo de desenvolver um diagnóstico para elaboração do planejamento. O planejamento apresentado neste trabalho possibilitou identificar o cenário da comunicação interna do setor de marketing. As entrevistas e o diagnóstico elucidaram os fluxos comunicacionais que precisavam ser aprimorados enquanto os resultados esclareceram os principais desafios de comunicação enfrentados pelo setor.
Resumo em outro idioma: Understanding the universe of organizations and how they dialogue with their targeted audiences is one of the tasks performed by the Public Relations professional. With the advance of globalization, the need for strategic communication in organizations is increasingly evident, and this communication seeks to exercise exchange and build relationships with their audiences of interest. For that to happen, developing strategic planning performed by a Public Relations professional becomes the first step because it allows tracing objectives and strategies focused on communication and applying medium and long-term actions to achieve these objectives. Therefore, the main goal of this paper is to develop a strategic public relations plan for the marketing sector of FAMETRO. This paper is an applied research of exploratory nature, with a qualitative approach, conducting theoretical and bibliographic surveys and semi-structured interviews to develop a diagnosis for planning. The planning presented in this work made it possible to identify the scenario of internal communication in the marketing sector. The interviews and the diagnosis elucidated the communication flows that needed to be improved while the results clarified the main communication challenges faced by the sector.
Palavras-chave: Comunicação
Planejamento estratégico
Relações Públicas
Marketing
Communication
Strategic Planning
Public Relations
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6503
Vocabulário controlado: Relações públicas
Planejamento estratégico
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaGouvea.pdf660,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.