Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Tales Vinícius Marinho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3224926328060504pt_BR
dc.contributor.referee1Rosas, Lisandra Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352624878544879pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Radamés Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0558426291347709pt_BR
dc.creatorAlmeida, Giovana Areque de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3524672089559937pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T18:55:18Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-02-06T18:55:18Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590-
dc.description.abstractScientific illustration has been used since the dawn of humanity, when the first hominids represented their culture and knowledge experienced through rock art, recording aspects of animals, plants, humans and other biological structures on the walls of caves. In the present work, the importance of scientific illustration for science teaching was investigated. We tried to analyze its importance and the use of scientific illustration in textbooks and in the classroom. The present work was developed at Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira and Escola Municipal Olavo Bilac, located in the urban area of the city of Benjamin Constant - AM. The target audience of the research are 9 (nine) professors who teach the discipline of Natural Sciences in the morning and afternoon shifts of both institutions. The study carried out showed that scientific illustration has gained more space in the lives of teachers and consequently in the lives of students. The methods that this tool is used in the classroom engages the student in a better assimilation of content, in addition to learning about illustrative techniques, one also learns that science is intertwined with art.pt_BR
dc.description.resumoA ilustração cientifica é utilizada desde os primórdios da humanidade, quando os primeiros hominídeos representavam sua cultura e conhecimentos vivenciados através da arte rupestre, registrando aspectos de animais, plantas, humanos e outras estruturas biológicas nas paredes das cavernas. No presente trabalho averiguou-se a importância da ilustração científica para o ensino de ciências. Procurou-se analisar sua importância e a utilização da ilustração científica nos livros didáticos e em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira e Escola Municipal Olavo Bilac, localizadas na zona urbana da cidade de Benjamin Constant – AM. O público-alvo da pesquisa são 9 (nove) professores que ministram a disciplina de Ciências Naturais nos turnos matutino e vespertino de ambas as instituições. O estudo realizado mostrou que a ilustração científica tem conquistado mais espaço na vida dos professores e consequentemente na vida dos alunos. Os métodos que essa ferramenta é utilizada em sala de aula engaja ao aluno uma melhor assimilação de conteúdo, além de aprender sobre técnicas ilustrativas, aprende-se também de que a ciência está interligada a arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectIlustração científicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectScientific illustrationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ilustração científica como ferramenta educacional no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-08-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoIlustrações científicaspt_BR
dc.subject.controladoCiência recreativapt_BR
dc.subject.controladoProfessores de ciênciapt_BR
dc.subject.controladoCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoPrática de ensino - Benjamin Constant (AM)pt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1499-6155pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5767-0935pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5767-0935pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GiovanaAlmeida.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.