Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A ilustração científica como ferramenta educacional no ensino de ciências |
metadata.dc.creator: | Almeida, Giovana Areque de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Araújo, Tales Vinícius Marinho de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosas, Lisandra Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
metadata.dc.description.resumo: | A ilustração cientifica é utilizada desde os primórdios da humanidade, quando os primeiros hominídeos representavam sua cultura e conhecimentos vivenciados através da arte rupestre, registrando aspectos de animais, plantas, humanos e outras estruturas biológicas nas paredes das cavernas. No presente trabalho averiguou-se a importância da ilustração científica para o ensino de ciências. Procurou-se analisar sua importância e a utilização da ilustração científica nos livros didáticos e em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira e Escola Municipal Olavo Bilac, localizadas na zona urbana da cidade de Benjamin Constant – AM. O público-alvo da pesquisa são 9 (nove) professores que ministram a disciplina de Ciências Naturais nos turnos matutino e vespertino de ambas as instituições. O estudo realizado mostrou que a ilustração científica tem conquistado mais espaço na vida dos professores e consequentemente na vida dos alunos. Os métodos que essa ferramenta é utilizada em sala de aula engaja ao aluno uma melhor assimilação de conteúdo, além de aprender sobre técnicas ilustrativas, aprende-se também de que a ciência está interligada a arte. |
Resumen : | Scientific illustration has been used since the dawn of humanity, when the first hominids represented their culture and knowledge experienced through rock art, recording aspects of animals, plants, humans and other biological structures on the walls of caves. In the present work, the importance of scientific illustration for science teaching was investigated. We tried to analyze its importance and the use of scientific illustration in textbooks and in the classroom. The present work was developed at Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira and Escola Municipal Olavo Bilac, located in the urban area of the city of Benjamin Constant - AM. The target audience of the research are 9 (nine) professors who teach the discipline of Natural Sciences in the morning and afternoon shifts of both institutions. The study carried out showed that scientific illustration has gained more space in the lives of teachers and consequently in the lives of students. The methods that this tool is used in the classroom engages the student in a better assimilation of content, in addition to learning about illustrative techniques, one also learns that science is intertwined with art. |
Palabras clave : | Ilustração científica Educação Ciências Artes Scientific illustration Education Science Arts |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ilustrações científicas Ciência recreativa Professores de ciência Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Prática de ensino - Benjamin Constant (AM) |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GiovanaAlmeida.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.