Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ilustração científica como ferramenta educacional no ensino de ciências
Autor(a): Almeida, Giovana Areque de
Orientador(a): Araújo, Tales Vinícius Marinho de
metadata.dc.contributor.referee1: Rosas, Lisandra Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Radamés Gonçalves de
Resumo: A ilustração cientifica é utilizada desde os primórdios da humanidade, quando os primeiros hominídeos representavam sua cultura e conhecimentos vivenciados através da arte rupestre, registrando aspectos de animais, plantas, humanos e outras estruturas biológicas nas paredes das cavernas. No presente trabalho averiguou-se a importância da ilustração científica para o ensino de ciências. Procurou-se analisar sua importância e a utilização da ilustração científica nos livros didáticos e em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira e Escola Municipal Olavo Bilac, localizadas na zona urbana da cidade de Benjamin Constant – AM. O público-alvo da pesquisa são 9 (nove) professores que ministram a disciplina de Ciências Naturais nos turnos matutino e vespertino de ambas as instituições. O estudo realizado mostrou que a ilustração científica tem conquistado mais espaço na vida dos professores e consequentemente na vida dos alunos. Os métodos que essa ferramenta é utilizada em sala de aula engaja ao aluno uma melhor assimilação de conteúdo, além de aprender sobre técnicas ilustrativas, aprende-se também de que a ciência está interligada a arte.
Resumo em outro idioma: Scientific illustration has been used since the dawn of humanity, when the first hominids represented their culture and knowledge experienced through rock art, recording aspects of animals, plants, humans and other biological structures on the walls of caves. In the present work, the importance of scientific illustration for science teaching was investigated. We tried to analyze its importance and the use of scientific illustration in textbooks and in the classroom. The present work was developed at Escola Municipal Profª Graziela Correa de Oliveira and Escola Municipal Olavo Bilac, located in the urban area of the city of Benjamin Constant - AM. The target audience of the research are 9 (nine) professors who teach the discipline of Natural Sciences in the morning and afternoon shifts of both institutions. The study carried out showed that scientific illustration has gained more space in the lives of teachers and consequently in the lives of students. The methods that this tool is used in the classroom engages the student in a better assimilation of content, in addition to learning about illustrative techniques, one also learns that science is intertwined with art.
Palavras-chave: Ilustração científica
Educação
Ciências
Artes
Scientific illustration
Education
Science
Arts
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6590
Vocabulário controlado: Ilustrações científicas
Ciência recreativa
Professores de ciência
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Prática de ensino - Benjamin Constant (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GiovanaAlmeida.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.